Andaimes

Dicas para alugar andaime com tranquilidade

Confira seis dicas essenciais para alugar andaimes sem contratempos. Estes equipamentos, extremamente importantes para a segurança de qualquer obra, também garantem agilidade e praticidade para execução dos serviços.

Noticia Versatil em destaque

Para auxiliar nesse processo de escolha, elencamos a seguir dicas valiosas a serem observadas antes de você alugar seus equipamentos.

1. Planeje a execução da obra

Um dos principais fatores que garantem a organização e otimização de recursos na obra é o plano de execução. Contemplando fase a fase, este documento descreve o tipo de estrutura que será construída, a altura e a extensão da obra, bem como requisitos especiais relacionados aos andaimes, o que permitirá uma escolha mais precisa do tipo e quantidade de andaimes necessários.

A logística do canteiro de obras é outro aspecto importante a ser definido. Pensar onde os andaimes ficarão posicionados e onde serão armazenados favorece a circulação e agiliza muito a movimentação das equipes.

É imprescindível que as equipes façam uso seguro dos equipamentos, montando, desmontando e operando os andaimes com atenção e cautela. A execução adequada das tarefas minimiza o risco de acidentes.

2. Conte com atendimento técnico especializado

Desde o primeiro contato, verifique se a empresa compreendeu bem as necessidades específicas da sua obra, se lhe explica os pormenores, orienta e responde com clareza, objetividade e demonstrando conhecimento técnico. A orientação de um profissional capacitado ajuda a parametrizar os recursos de forma mais assertiva.

Compartilhe o plano de execução da sua obra, a quantidade estimada de andaimes necessários, o período de locação e o prazo desejado para a entrega dos equipamentos no canteiro de obras. Fotos e esboços da obra favorecem o entendimento entre as partes e diminuem o risco de alugar equipamentos errados ou em excesso.

3. Fique atento ao barato que sai caro

Anúncios de orçamentos muito baixos podem indicar falta de qualidade nos equipamentos disponibilizados para locação, o que pode comprometer a segurança das equipes e causar acidentes. Fique atento!

Se você se deparar com uma situação dessas, verifique os equipamentos antes de locar e busque a opinião de outras pessoas que já contrataram este serviço. A experiência prévia pode evitar aborrecimentos.

4. Consulte a disponibilidade de serviços adicionais

Além do aluguel dos andaimes, alguns serviços adicionais facilitam a vida de quem realiza a obra. O fornecimento de acessórios de segurança, como guarda-corpos e redes de proteção, e o suporte técnico para transporte, montagem e desmontagem dos equipamentos são exemplos de serviços que favorecem a operação.

5. Verifique a inspeção e manutenção regular

Um dos pontos mais importantes a se considerar durante a locação de andaimes é a realização de inspeções regulares que garantem a integridade estrutural e a funcionalidade dos equipamentos.

A realização de manutenções preventivas e testes de carga periódicos revelam atenção adequada à segurança. Simulações controladas, com aplicação de cargas progressivas de peso e movimento, são importantes para verificar a estabilidade das estruturas.

Se possível, recomendamos que a primeira checagem seja feita pessoalmente. Observe os andaimes de maneira geral, procure por sinais de desgaste, danos ou falhas que possam comprometer a estabilidade e a segurança dos andaimes. Analise as travas, as plataformas, as escadas e outros elementos que componham a estrutura.

Conheça a Versátil Andaimes

A Versátil Andaimes oferece o serviço de locação de equipamentos para construção e reforma, realizando com excelência todos os projetos que executa. Desde 1987, milhares de obras já se beneficiaram dos produtos e serviços da Versátil Andaimes para trabalhos em altura.

Todos os equipamentos da Versátil Andaimes passam por minuciosa revisão periódica, logo que chegam de volta à central de distribuição. As melhores soluções técnicas e econômicas você encontra com a equipe da Versátil Andaimes. Acesse nosso site e apresente seu projeto para nossos consultores.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil