Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Você sabe diferenciar coluna, pilar, viga e laje? Confira no artigo as diferenças entre cada um destes elementos estruturais de uma edificação.

Noticia Versatil em destaque

Seja na hora de construir ou reformar um imóvel, os trabalhadores no canteiro de obras precisam prestar atenção redobrada à estrutura da edificação. Afinal, elementos como coluna, pilar, viga e laje fazem parte do “esqueleto” da obra e são fundamentais para a sustentação e distribuição do peso da estrutura.

No entanto, em algumas situações os termos utilizados na construção civil podem gerar confusões e questionamentos, principalmente para quem não possui muita experiência na área.

Pensando nisso, no artigo de hoje nós vamos explicar a diferença entre coluna, pilar, viga e laje. Confira!

  • Coluna

A coluna é um elemento da construção posicionado verticalmente a fim de realizar a sustentação da edificação.

Facilmente confundida com um pilar, já que ambos possuem a mesma função, a coluna pode ser diferenciada por ser mais robusta que os pilares..

Como nos projetos atuais as colunas costumam ficar “escondidas” nas paredes, é comum que os próprios moradores derrubem essas estruturas de forma equivocada para realizar reformas de ampliação dos ambientes.

No entanto, demolir as colunas pode comprometer toda a estrutura do imóvel e colocar em risco a segurança dos moradores. Por isso, é fundamental que toda reforma conte com o acompanhamento de um profissional qualificado.

  • Pilar

Basicamente, o pilar é um tipo de coluna simples, utilizado na vertical para sustentar toda a estrutura. Já a coluna propriamente dita sustenta apenas as paredes e o teto da edificação.

Os pilares têm a importante função de transmitir as cargas para as fundações, para que essas fundações repassem a carga recebida para o solo.

  • Viga

Construída na posição horizontal, a viga é uma estrutura utilizada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura para as colunas, garantindo assim a estruturação da construção como um todo.

Normalmente apoiadas entre dois pilares e acima das paredes, as vigas também transferem a carga vertical, sofrendo cisalhamento e flexão.

As vigas estão presentes tanto em construções de grande porte, como edifícios, até em projetos menores, como residências.

  • Laje

Por fim, temos a laje, elemento de concreto posicionado horizontalmente em cima da viga, responsável por separar os pavimentos da construção.

A laje pode ser feita de diversos materiais, como o tradicional concreto armado, material cerâmico ou isopor (que atua como isolante térmico), e conta com três medidas ao todo: comprimento; largura; e espessura.

Onde alugar equipamentos para construção civil

Quando se trata de garantir acesso à altura com mais segurança, conforto e agilidade, os equipamentos da Versátil Andaimes são as opções ideais para os canteiros de obras.

Regularizados conforme a NR-18, os equipamentos Versátil para construção civil possuem alta qualidade e dispositivos de segurança para preservar a integridade dos profissionais no local de trabalho.

Na Versátil, você encontra:

Além disso, nossos equipamentos para construção civil passam por rigorosos processos de manutenção e revisão, garantindo peças sempre em perfeito estado para os mais variados projetos.

Para conferir todo o cuidado que a Versátil tem com os equipamentos, acesse o artigo especial sobre o assunto aqui!

Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento dos equipamentos Versátil para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Tendência econômica da construção civil para 2024 e 2025

Acompanhe no artigo as principais tendências econômicas para o mercado da construção civil nos próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Escoras metálicas

Conheça os critérios utilizados para definição de um sistema de escoramento

Confira no artigo a importância do escoramento para projetos construtivos e conheça os principais sistemas.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Locação de equipamentos: quais as principais vantagens?

Confira as principais vantagens de investir em locação de equipamentos para construção civil e conheça a parceira ideal para os seus projetos.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil