Equipamento

Tipos de aparalixo

Confira no artigo o que é aparalixo, qual sua função no canteiro de obras e quais os tipos disponíveis no mercado e exigidos na construção civil.

Noticia Versatil em destaque

O aparalixo é um equipamento muito presente nos canteiros de obras, pois desempenha um papel importante na segurança e eficiência dos projetos construtivos.

Seja na construção de grandes prédios ou na reforma de residências, o aparalixo adequado pode fazer toda a diferença durante a execução da obra.

Neste artigo, exploraremos os diferentes tipos de aparalixo disponíveis no mercado, fornecendo uma dica que trará mais eficiência e economia para o uso desses equipamentos no canteiro de obras. Continue acompanhando para saber mais sobre o assunto!

O que é aparalixo e qual sua aplicação na construção civil?

Também chamado de bandeja de proteção, bandeja de contenção ou bandeja salva-vidas, o aparalixo é um item obrigatório na construção civil, regularizado pela Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18).

Este equipamento é um tipo de andaime que atua como uma barreira de proteção contra a queda de materiais. Com ele, é possível evitar que objetos que eventualmente se soltem da construção atinjam trabalhadores e demais pessoas que circulam próximo à obra.

Específico para aparar materiais em queda livre, o aparalixo é similar a uma mão francesa com a extremidade inclinada para fora. Além deste apoio, o andaime aparalixo também possui uma bandeja salva-vidas com um assoalho, e uma parte de madeira ou compensado fixado na extremidade da estrutura.

Tipos de aparalixo

O uso do aparalixo é obrigatório em obras com mais de quatro pavimentos, ou altura similar, e devem ser instalados em todo o perímetro da construção.

Os aparalixos, ou bandejas de proteção, podem ser classificados em dois tipos:

  • Bandejas de proteção primária: são instaladas na primeira laje ou em uma distância igual a do primeiro pé-direito acima do nível do terreno.

As dimensões mínimas devem ser de 2,50 m de balanço em relação à face externa da edificação e 0,80 m de comprimento, fixado a 45º na extremidade da plataforma.

  • Bandejas de proteção secundária: devem ser instaladas a cada três lajes, apresentando, no mínimo, 1,40 m de balanço e faixas de 0,80 m, fixadas a 45º nas extremidades da plataforma.

Contar com os aparalixos adequados para as diferentes partes da edificação é imprescindível para se adequar às normas e para garantir maior segurança para os colaboradores e proteção para terceiros.

Aluguel de aparalixo: uma alternativa inteligente

Diante da necessidade de utilizar andaimes aparalixos no canteiro de obras, muitos profissionais da construção civil se deparam com a seguinte dúvida: é melhor comprar ou alugar aparalixos?

Considerando que o uso destes equipamentos é bastante específico, a melhor alternativa, na maioria das vezes, é investir na locação.

Isso porque, apesar de ser bastante necessário durante a construção ou reforma de uma edificação, o aparalixo não possui outra função. Logo, o equipamento tende a ficar sem uso nas próximas etapas da obra.

Ao investir no aluguel, é possível evitar que os equipamentos fiquem paralisados no canteiro de obras, situação que demanda espaço para armazenamento e gastos com manutenção.

Além disso, o investimento necessário para a compra de aparalixos é muito maior do que o valor da locação das peças, alternativa que sai bem mais em conta para construtoras e profissionais autônomos.

Alugue seu aparalixo na Versátil Andaimes

Na hora de investir na locação de aparalixo para a sua obra, escolha uma parceira de confiança e que seja referência no mercado, como a Versátil Andaimes.

Há mais de 35 anos, a Versátil oferece soluções de acesso seguro à altura e realiza a locação de equipamentos para construção civil.

Aparalixos primários e secundários, e todos os demais equipamentos da Versátil, são fabricados com materiais de alta qualidade e devidamente aprovados conforme às normas da NR-18.

Além disso, a Versátil realiza um rigoroso controle de qualidade, com processos de revisão e manutenção recorrentes. Dessa forma, o cliente pode contar sempre com equipamentos em perfeito estado para uso na canteiro de obras.

Leia também: Manutenção e revisão dos equipamentos.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento de aparalixos para a sua obra.

Gostou do artigo de hoje?

Para conferir mais conteúdos sobre construção civil, uso de andaimes e normas de segurança na construção civil, acesse o blog da Versátil.

Acompanhe-nos também nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Tags:

Aparalixo

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil