Todas as Notícias

Tendência econômica da construção civil para 2024 e 2025

Acompanhe no artigo as principais tendências econômicas para o mercado da construção civil nos próximos anos.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil é um setor bastante dinâmico e que passa por diversas mudanças para se adequar ao cenário econômico e aos hábitos do mercado. Por isso, quem trabalha no ramo deve estar sempre atento às tendências do setor e desafios que o segmento da construção poderá enfrentar.

Neste artigo, iremos explorar as tendências da construção nos próximos anos, abordando fatores essenciais que irão moldar esse mercado. Continue acompanhando para saber mais.

Um panorama da construção civil

A construção civil é um dos principais setores da economia brasileira. Todos os anos, esta área desempenha um papel fundamental na economia, moldando o panorama financeiro do país.

Segundo informações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), durante o primeiro semestre de 2023, a construção civil gerou mais de 169 mil novos empregos formais, o que representa um crescimento de 7%. Neste ano, o segmento atingiu a marca de 2,6 milhões de profissionais ao todo.

Outros dados da CBIC demonstram que, ao final de 2023, a construção civil apresentou um crescimento de 1,5%. Apesar de baixo, este índice foi considerado positivo para as construtoras, incorporadoras e demais empresas do segmento.

Para 2024, é esperado um crescimento maior e um cenário mais otimista. Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), a expectativa de crescimento da construção civil para 2024 é de 2,9%, o que indica um mercado aquecido e com diversas oportunidades.

Construção civil: projeções do setor para o futuro

O crescimento no setor da construção civil nos próximos anos é impulsionado por melhorias na economia e, principalmente, pela adoção de novas tecnologias e metodologias.

Isso porque o investimento em tecnologias voltadas para o mercado construtivo representa muito mais do que benefícios econômicos para a área. O uso de ferramentas apoiadas em tecnologia traz um diferencial para as empresas do segmento, como a otimização das atividades construtivas, a redução de falhas e desperdícios, o atendimento às demandas dos consumidores e a preocupação com a sustentabilidade.

Confira algumas inovações que serão destaque na construção civil nos próximos anos:

  • Inteligência Artificial (IA): a tecnologia pode ser utilizada na construção civil para auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, analisar grandes volumes de dados, otimizar a elaboração de projetos e prever problemas de manutenção.
  • Automatização: a automatização de processos e o uso de robôs podem otimizar a eficiência dos serviços, aumentar a produtividade e garantir mais segurança nos canteiros de obras.
  • Building Information Modeling (BIM): a tecnologia BIM permite gerar materiais e elementos de projetos de forma automática, elevando a precisão e eficiência, reduzindo o retrabalho e proporcionando economia de recursos e tempo.
  • Sustentabilidade: a adoção de processos sustentáveis é uma tendência cada vez mais necessária diante das preocupações climáticas, e que traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as empresas (redução de custos operacionais e aumento no lucro).

Além da adoção de inovações tecnológicas, outros fatores que devem contribuir para o crescimento da construção civil em 2024, de acordo com a CBIC, são:

  • Aceleração de obras realizadas pelas prefeituras;
  • Queda de juros;
  • Continuidade das obras do Minha Casa Minha Vida;
  • Compromisso com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Considerando a importância da construção civil para a economia do país e as recorrentes mudanças no setor, acompanhar as novidades desse mercado é essencial para empresas que desejam manter a competitividade.

Gostou do artigo e quer conferir mais?

No blog da Versátil, você tem acesso a diversos conteúdos sobre construção civil, equipamentos para locação e acesso seguro à altura.

Acompanhe-nos também nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades da Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Vem aí a primeira edição da Analoc Rental Show

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Qualidade Versátil

Manutenção e revisão dos equipamentos

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Manutenção

Limpeza de calha: como fazer

Confira no artigo a importância de realizar a limpeza de calha e descubra como fazer essa atividade com segurança e eficiência.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Maior controle nas obras: 5 indicadores de desempenho para acompanhar

Confira no artigo os cinco principais indicadores de desempenho utilizados para acompanhar a performance dos projetos na construção civil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Sistemas construtivos: vantagens e desvantagens

Conheça os diferentes tipos de sistemas construtivos e as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil