Institucional

Transformação digital na construção civil: como trazer inovações ao setor

Descubra como a transformação digital pode impactar a construção civil, um dos setores mais importantes para a economia do país.

Noticia Versatil em destaque

A transformação digital está presente em diferentes setores, otimizando recursos e trazendo mudanças significativas em todos os setores. Você já se perguntou como a construção civil pode se beneficiar deste processo?

Além do uso de softwares e sistemas, a transformação digital na construção civil visa promover uma mudança de cultura no dia a dia do setor, envolvendo as rotinas dos gestores e das equipes nos canteiros de obras, como mestres de obras, operários e engenheiros.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue acompanhando o artigo que preparamos!

Construção civil: um cenário atual

A construção civil é um setor que passou por diversas turbulências ao longo dos anos, como mercado em baixa, falta de investimentos, ausência de matéria-prima, gastos elevados, entre outros.

Além disso, os projetos construtivos estão cada vez mais complexos e custosos. É neste contexto que a tecnologia e a transformação digital representam soluções eficientes para auxiliar as empresas que buscam manter níveis de excelência na construção civil.

Segundo especialistas, este setor possui grande potencial de desenvolvimento tecnológico, devido ao fato de estar desatualizado, em comparação com outros segmentos de mercado.

A tecnologia BIM - Building Information Model, já está presente na construção civil e promete se consolidar a abrir espaço para outras vertentes da transformação digital.

Tecnologias que podem revolucionar a construção civil

Além do BIM, outras tecnologias podem proporcionar transformações digitais no setor da construção civil, confira algumas delas:

  • Drones

Os drones podem ser utilizados na realização do mapeamento de áreas a serem construídas, na simulação de projeções e no apoio ao monitoramento de projetos.

  • Impressão 3D

Esta tecnologia pode ajudar a “dar vida” aos projetos arquitetônicos, além de ser útil na correção de falhas em trabalhos já finalizados.

  • Realidade aumentada

Com a realidade aumentada é possível incluir projetos arquitetônicos virtuais aos canteiros de obras, aumentando a eficiência e a precisão das atividades, reduzindo falhas e ajudando a economizar tempo, dinheiro e recursos.

  • Big Data

A Big Data na construção civil possibilita uma análise de dados mais precisa e mais ágil para momentos de tomada de decisão. Com esta tecnologia, é possível reduzir custos, aumentar a eficiência do trabalho e conquistar ganhos de sustentabilidade, por exemplo.

  • Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou IoT — sigla em inglês para Internet of Things —, permite na construção civil, o acompanhamento em tempo real do desempenho das máquinas e equipamentos utilizados no canteiro de obras, além de auxiliar no monitoramento das etapas de serviço, controle de estoque, qualidade dos processos, entre outros.

Os efeitos da transformação digital na construção civil

É importante que a implementação da transformação digital no setor da construção civil seja feita com planejamento e organização, pois compreende uma série de aspectos críticos que não podem comprometer a execução das obras.

Quando realizada da maneira adequada, o processo de transformação digital impulsiona a geração de novas ideias e a construção de soluções colaborativas, que resultam em operações mais dinâmicas e otimizadas.

Mas não é só isso!

A transformação digital impacta a construção civil de outras formas. Apostar em inovação no setor resulta em benefícios como:

  • Segurança: ao utilizar os dados para apoiar as decisões, os processos da construção civil ficam mais assertivos e menos suscetíveis a falhas.
  • Assertividade: o retrabalho é um processo comum nos canteiros de obras. Mas com a tecnologia, é possível investir em ferramentas de previsão ou visualização em tempo real, como drones ou big data, que diminuem a incidência de erros e reduzem os impactos negativos.
  • Economia: A tecnologia aplicada na construção melhora a lucratividade das construtoras, pois permite calcular com exatidão os insumos necessários, reduzindo o desperdício de material no canteiro de obras e aumentando a economia na execução do projeto como um todo.

Como você conferiu, a transformação digital traz inúmeras vantagens para o setor da construção civil.

Mas para esse cenário se tornar realidade, é preciso que as empresas invistam cada vez mais em processos tecnológicos que vão além dos tradicionais softwares já muito utilizados no setor.

Gostou do artigo de hoje?

No blog da Versátil Andaimes, você encontra diversos outros conteúdos relacionados ao mercado da construção civil e às inovações do setor.

Clique aqui para conferir o nosso blog e ficar por dentro de tudo.

E para não perder nenhuma novidade, siga a Versátil nas redes sociais.

Instagram
LinkedIn
Facebook

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil