Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Sustentabilidade na construção civil

Confira o que é sustentabilidade na construção civil e conheça maneiras de aplicar esse conceito no dia a dia do canteiro de obras.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil envolve diversos processos que podem transformar a paisagem e afetar o meio ambiente. Por isso, a adoção da sustentabilidade nas atividades construtivas é uma questão cada vez mais importante no setor.

Encontrar alternativas para reduzir a produção de resíduos, minimizar degradações e desmatamentos e aproveitar melhor recursos como água e energia elétrica é um dos grandes desafios para as empresas de construção, que desejam ser mais sustentáveis e causar um impacto menor na natureza.

Mas de que forma é possível adotar a sustentabilidade na construção civil sem abrir mão da eficiência das atividades e da qualidade dos empreendimentos? Confira mais no artigo que preparamos!

O que é sustentabilidade na construção civil?

Antes de apresentarmos alternativas mais sustentáveis para a construção civil, é importante esclarecer o que significa sustentabilidade nesse setor.

O conceito de sustentabilidade na construção civil consiste na busca pela preservação do meio ambiente e de recursos não renováveis através da redução dos impactos ambientais causados pelas atividades do setor.

Em outras palavras, a sustentabilidade na construção civil procura substituir os recursos e minimizar os desperdícios para causar menos impactos na natureza.

A importância da sustentabilidade no setor da construção

Situações como o desmatamento, a poluição das águas e o consumo de recursos naturais estão cada vez mais acentuadas na sociedade moderna. E além de causarem impactos ambientais negativos, estes cenários prejudicam a vida em sociedade, já que causam desde doenças respiratórias até o efeito estufa e desastres climáticos.

Neste contexto, aderir a práticas mais sustentáveis na construção civil é um passo importante para reduzir os impactos da atividade humana no meio ambiente, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade de vida para as gerações futuras.

Como aplicar a sustentabilidade na construção civil?

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade na construção civil e para que ela é importante, confira como aderir a este conceito no dia a dia do seu canteiro de obras:

  • Uso de tecnologias sustentáveis

    O primeiro passo para aplicar a sustentabilidade na construção civil é investir em tecnologias sustentáveis, como telhados verdes, painéis de luz solar (energia fotovoltaica), tubulação verde e materiais de construção ecológicos.

  • Gerenciamento de resíduos

    Uma construção costuma gerar muito entulho, por isso, é fundamental realizar o gerenciamento das sobras para garantir que tudo seja descartado da maneira mais adequada possível e sem prejudicar a natureza.

    Uma gestão correta de resíduos abrange desde a coleta das sobras e a reciclagem dos materiais, até o uso de elementos ecológicos e com menores índices de poluentes na construção.

  • Uso inteligente de recursos naturais

    Adicionar aos projetos construtivos painéis para captação da energia solar, telhados verdes e maior aproveitamento de iluminação natural ajuda a reduzir o impacto do empreendimento no meio ambiente e ainda contribui para uma maior economia de energia elétrica.

  • Economia de água e energia elétrica

    A água e a energia elétrica são amplamente utilizadas durante uma construção. E a sustentabilidade no canteiro de obras também envolve a economia destes recursos.

    Para reduzir o consumo e desperdício de água, a dica é estimular a equipe a fazer o uso racional desse recurso, investindo em palestras para conscientização e capacitação dos funcionários.

    Já para economizar energia elétrica, vale utilizar, sempre que possível, ferramentas elétricas com menor consumo ou potência reduzida, lembrando de desligar os equipamentos quando não estiverem em uso.

A Versátil Andaimes e Escoramentos apoia a sustentabilidade

Empresa especializada em equipamentos para construção civil, a Versátil Andaimes e Escoramentos reconhece a importância da sustentabilidade no setor construtivo, por isso, investe em soluções sustentáveis, como as escoras metálicas.

Nossas escoras metálicas são fabricadas com materiais de alta durabilidade e qualidade, e podem ser recicladas após o fim da vida útil, reduzindo o desperdício e a geração de resíduos.

Além disso, o uso de escoras metálicas nos canteiros de obras contribui para a redução da exploração da madeira e garante maior segurança para todos os envolvidos na construção.

A Versátil Andaimes e Escoramentos ainda conta com processos de limpeza e recondicionamento de materiais mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente, como o jato de granalha e a pintura com tinta à base d'água.

Alugue seus equipamentos com a Versátil Andaimes e insira a sustentabilidade nos seus processos construtivos!

Acesse nosso site e confira o portfólio de equipamentos para construção civil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Conheça mais sobre o bandejão, ou bandeja de proteção, e confira a importância da manutenção e da conservação desse equipamento.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

EPIs obrigatórios em andaimes

Confira no artigo quais são os EPIs obrigatórios para trabalhos em altura realizados em andaimes.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

5 dicas sobre o escoramento metálico em lajes

O escoramento metálico é um sistema responsável por suportar o peso das estruturas de concreto. Veja dicas para garantir a segurança da obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil