Construção Civil

Entulhos de obra: fazendo o descarte consciente

Confira no artigo dicas úteis para realizar o descarte de entulhos de obra de maneira consciente e conforme as normas.

Noticia Versatil em destaque

Se você acompanha nosso blog, já conferiu por aqui dicas para manter a limpeza no canteiro de obras. Mas hoje, vamos falar sobre outro assunto fundamental para a organização neste local de trabalho: o descarte dos entulhos de obra.

Também conhecido como caliça ou metralha, o entulho de obra é o conjunto de fragmentos de tijolos, concreto, argamassa, areia, pedregulhos e demais materiais que sobraram durante uma reforma e/ou demolição de estruturas. Basicamente, entulho é todo o resíduo da construção civil.

Apesar do reaproveitamento dos entulhos para aterrar e nivelar os terrenos ser uma prática frequente nos canteiros de obras, nem sempre é possível reutilizar os resíduos. Por isso, fazer o descarte consciente dos entulhos de obra é tão importante.

Além de garantir a organização no canteiro de obras, o descarte adequado dos entulhos ajuda a minimizar os impactos da construção no meio ambiente.

Os tipos de entulhos

Antes de conferir as dicas para descartar os resíduos corretamente, é importante conhecer mais sobre a classificação dos entulhos.

Segundo a Resolução CONAMA n° 307/2002, os entulhos podem ser classificados em quatro classes:

  • Classe A: resíduos recicláveis e passíveis de reutilização, como tijolos, blocos, telhas, argamassa e concreto.
  • Classe B: resíduos recicláveis, como plásticos, papéis, metais, vidros, madeiras em geral e gesso.
  • Classe C: resíduos que não são passíveis de reciclagem ou recuperação por não existir tecnologia adequada para o processo.
  • Classe D: resíduos perigosos, como tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.

Como descartar entulhos de obra

Agora que você já conhece as classificações dos entulhos, confira como realizar o descarte correto desses resíduos:

1. Identifique os tipos de entulhos
O primeiro passo para descartar corretamente qualquer tipo de resíduo é identificar e separar corretamente os entulhos.

Neste primeiro momento, é importante descobrir quais materiais podem ser reciclados ou reutilizados e separá-los do restante dos resíduos. Afinal, os entulhos recicláveis são tratados de maneira diferente e podem ser vendidos para empresas especializadas.

2. Esteja atento à legislação
Conforme a Legislação Federal, as construtoras devem implementar programas específicos para o gerenciamento de resíduos.

Este gerenciamento inclui evitar desperdícios, realizar a reciclagem, reaproveitar materiais quando possível e realizar sempre o descarte correto dos entulhos.

3. Consulte o local adequado para o descarte
Cada prefeitura possui um Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil e estabelece os locais apropriados para o recolhimento de entulhos.

Portanto, é obrigação das construtoras consultar a prefeitura e verificar as estações de reciclagem, se informando sobre o volume máximo de despejo diário permitido.

4. Contrate um serviço de caçamba licenciada
O aluguel de caçambas é a solução ideal para recolher os entulhos do canteiro de obras.

Contudo, na hora de escolher uma parceira é preciso contratar uma empresa devidamente licenciada na prefeitura, garantindo que o descarte dos resíduos seja realizado conforme as normas.

Gostou do conteúdo de hoje e quer conferir mais assuntos relacionados ao setor da construção civil? Continue acompanhando o blog da Versátil Andaimes.

Em nosso blog, você encontra tudo sobre construção civil, locação de equipamentos, dicas úteis, novidades e muito mais!

Clique aqui para acessar o blog.

 

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil