Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Qual a diferença entre escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente?

Confira no artigo o conceito de escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente e entenda a diferença entre os termos.

Noticia Versatil em destaque

Quem trabalha na construção civil já está acostumado com estes termos.Mas será que todos os profissionais do meio conhecem a diferença entre esses conceitos?

Se você tem dúvidas sobre o que significa cada termo, não se preocupe! Hoje, vamos esclarecer esse assunto.

Entendendo os conceitos

Confira a seguir o conceito de escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente e entenda as diferenças entre cada um desses termos:

  • Escoramento

Segundo a norma ABNT NBR 15.696 - Fôrmas e Escoramentos para Estrutura de Concreto - Projeto, Dimensionamento e Procedimento Executivo, os escoramentos são estruturas de caráter provisório, capazes de suportar e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes das cargas permanentes e variáveis resultantes da aplicação de concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante.

De modo prático, o escoramento visa simplificar a montagem das fôrmas apenas com as escoras, sem utilizar quadros, travamentos e diagonais.

  • Cimbramento

O cimbramento é uma estrutura de suporte provisória, formada por um conjunto de peças que apoiam as fôrmas horizontais e suportam todas as cargas atuantes, como peso da fôrma e do concreto e movimentação de operários e equipamentos, transmitindo os esforços para uma base de apoio (piso ou pavimento inferior).

Apesar de cumprir a mesma função do escoramento, o cimbramento possui uma estrutura mais abrangente, oferecendo condições para o correto nivelamento e alinhamento e promovendo a segurança da equipe.

Geralmente, o cimbramento é formado por suporte (escoras e torres), trama (vigotas principais e secundárias) e acessórios para posicionar e ajustar as demais peças.

De modo geral, cimbramento e escoramento servem para suportar a montagem das fôrmas, a concretagem e a sobrecarga dos serviços até o início do endurecimento do concreto.

  • Reescoramento ou escoramento remanescente

O reescoramento é outra forma de se referir ao escoramento remanescente — termo mais correto.

Segundo a NBR 15.696, o reescoramento é uma estrutura provisória auxiliar, instalada sob uma estrutura de concreto que não é capaz de resistir totalmente às ações resultantes de cargas permanentes ou variáveis.

O reescoramento é o responsável por transmitir as cargas para as bases de apoio rígidas ou flexíveis.

A função do reescoramento — ou escoramento remanescente — é permitir que o cimbramento ou o escoramento seja retirado com segurança

Versátil Andaimes: sua parceira de obras

Para garantir máxima segurança e eficiência no canteiro de obras, é preciso contar com parceiros reconhecidos e experientes. Por isso, alugue os equipamentos para o seu projeto com a Versátil Andaimes.

Especializada em soluções seguras de acesso à altura, a Versátil oferece diversos equipamentos para construção civil, como andaimes, balancim, escoras, sistemas de escoramento, aparalixo, entre outros.

Com experiência comprovada em grandes construções e projetos complexos de engenharia, a Versátil Andaimes possui uma infraestrutura completa para atender as mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.

Todos os nossos equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por processos frequentes de manutenção e revisão, garantindo no seu canteiro de obras peças seguras e de alta qualidade.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento dos equipamentos Versátil!

Tags:

Escoramento

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Conheça mais sobre o bandejão, ou bandeja de proteção, e confira a importância da manutenção e da conservação desse equipamento.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

EPIs obrigatórios em andaimes

Confira no artigo quais são os EPIs obrigatórios para trabalhos em altura realizados em andaimes.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

5 dicas sobre o escoramento metálico em lajes

O escoramento metálico é um sistema responsável por suportar o peso das estruturas de concreto. Veja dicas para garantir a segurança da obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil