Construção Civil

Qual a diferença entre escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente?

Confira no artigo o conceito de escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente e entenda a diferença entre os termos.

Noticia Versatil em destaque

Quem trabalha na construção civil já está acostumado com estes termos.Mas será que todos os profissionais do meio conhecem a diferença entre esses conceitos?

Se você tem dúvidas sobre o que significa cada termo, não se preocupe! Hoje, vamos esclarecer esse assunto.

Entendendo os conceitos

Confira a seguir o conceito de escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente e entenda as diferenças entre cada um desses termos:

  • Escoramento

Segundo a norma ABNT NBR 15.696 - Fôrmas e Escoramentos para Estrutura de Concreto - Projeto, Dimensionamento e Procedimento Executivo, os escoramentos são estruturas de caráter provisório, capazes de suportar e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes das cargas permanentes e variáveis resultantes da aplicação de concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante.

De modo prático, o escoramento visa simplificar a montagem das fôrmas apenas com as escoras, sem utilizar quadros, travamentos e diagonais.

  • Cimbramento

O cimbramento é uma estrutura de suporte provisória, formada por um conjunto de peças que apoiam as fôrmas horizontais e suportam todas as cargas atuantes, como peso da fôrma e do concreto e movimentação de operários e equipamentos, transmitindo os esforços para uma base de apoio (piso ou pavimento inferior).

Apesar de cumprir a mesma função do escoramento, o cimbramento possui uma estrutura mais abrangente, oferecendo condições para o correto nivelamento e alinhamento e promovendo a segurança da equipe.

Geralmente, o cimbramento é formado por suporte (escoras e torres), trama (vigotas principais e secundárias) e acessórios para posicionar e ajustar as demais peças.

De modo geral, cimbramento e escoramento servem para suportar a montagem das fôrmas, a concretagem e a sobrecarga dos serviços até o início do endurecimento do concreto.

  • Reescoramento ou escoramento remanescente

O reescoramento é outra forma de se referir ao escoramento remanescente — termo mais correto.

Segundo a NBR 15.696, o reescoramento é uma estrutura provisória auxiliar, instalada sob uma estrutura de concreto que não é capaz de resistir totalmente às ações resultantes de cargas permanentes ou variáveis.

O reescoramento é o responsável por transmitir as cargas para as bases de apoio rígidas ou flexíveis.

A função do reescoramento — ou escoramento remanescente — é permitir que o cimbramento ou o escoramento seja retirado com segurança

Versátil Andaimes: sua parceira de obras

Para garantir máxima segurança e eficiência no canteiro de obras, é preciso contar com parceiros reconhecidos e experientes. Por isso, alugue os equipamentos para o seu projeto com a Versátil Andaimes.

Especializada em soluções seguras de acesso à altura, a Versátil oferece diversos equipamentos para construção civil, como andaimes, balancim, escoras, sistemas de escoramento, aparalixo, entre outros.

Com experiência comprovada em grandes construções e projetos complexos de engenharia, a Versátil Andaimes possui uma infraestrutura completa para atender as mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.

Todos os nossos equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por processos frequentes de manutenção e revisão, garantindo no seu canteiro de obras peças seguras e de alta qualidade.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento dos equipamentos Versátil!

Tags:

Escoramento

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil