Escoras metálicas

Quais os tipos de escoras metálicas mais comuns?

Confira os tipos mais comuns de escoras metálicas e saiba que fatores considerar na hora de escolher o sistema de escoramento ideal para a sua obra.

Noticia Versatil em destaque

As escoras metálicas são equipamentos de grande importância para a construção civil, pois realizam a sustentação temporária da estrutura predial, como lajes e vigas, garantindo maior precisão e segurança na execução das demais atividades no canteiro de obras.

Produzidas em metal, aço carbono, entre outros materiais de alta resistência, as escoras são peças pré-fabricadas e encaixadas de forma prática, assegurando uma instalação rápida e eficiente.

Como são utilizados em diversos tipos de construção, como edifícios, torres, viadutos, pontes, entre outros, os sistemas de escoramento não são todos iguais. Eles apresentam variações em três aspectos principais:

  1. Matéria-prima utilizada na fabricação das peças;
  2. Capacidade de carga das escoras;
  3. Tipo de montagem do equipamento.

Confira os modelos de escoras metálicas mais comuns do mercado:

  • Escoras metálicas simples

As escoras metálicas simples são fabricadas com tubos em formato de flauta e possuem aberturas para a regulagem da altura.

  • Sistema de torres modulares

O sistema de torres é formado por escoras metálicas leves e resistentes, que após montadas lembram andaimes. Este sistema é mais estável e suporta cargas maiores, sendo indicado para estruturas com pé-direito alto e elementos pesados.

  • Escoramento para laje nervurada

O sistema de escoramento com elemento de apoio para fôrmas plásticas permite maior alinhamento e facilidade no posicionamento das fôrmas e reduz o uso de madeira no canteiro de obras. Este sistema ainda possibilita o processo de desforma, mantendo a laje reescorada.

Como escolher o tipo de escora mais adequado?

Na hora de escolher o escoramento mais indicado para o projeto, é preciso considerar alguns aspectos fundamentais, como:

  • Estrutura da obra
    Em obras com estrutura convencional (misto de lajes e vigas), o sistema de escoramento convencional com escoras, perfis principais e perfis secundários é o mais indicado. Já em obras com lajes planas ou nervuradas, recomenda-se o uso de um sistema com cubetas para otimizar o tempo, reduzir custos e assegurar a qualidade dos processos construtivos.
  • Pé direito
    O pé direito da obra é um fator decisivo para a escolha das escoras ideais. Para construções mais elevadas, com vigas e lajes maiores, a recomendação é utilizar sistemas de torres modulares com escoras, conferindo maior estabilidade à estrutura.
  • Prazo e Custo
    O prazo de entrega da obra bem como o orçamento disponível também são fatores que influenciam na hora de escolher o tipo de escora ideal para as atividades construtivas.


Investir em locação de escoras metálicas é a opção mais indicada para quem deseja reduzir custos com material, minimizar desperdícios no canteiro de obras, ganhar agilidade no processo de escoramento e facilitar a montagem dos equipamentos.

Clique aqui para saber mais sobre a locação de escoras metálicas para a construção civil.

Mas onde alugar escoras metálicas?

Se você busca reduzir os custos da sua obra, mas não abre mão de equipamentos seguros e de alta qualidade, conheça a Versátil Andaimes e Escoramentos.

Há 35 anos no mercado da construção civil, a Versátil traz soluções de locação de equipamentos para pequenas, médias e grandes obras, além de oferecer atendimento técnico especializado por meio de uma equipe de engenheiros capacitados.

A Versátil elabora o projeto de escoramento conforme as necessidades da sua obra, reduzindo custos e o desperdício de materiais.

Todos os nossos equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por processos de revisão constantes, garantindo peças de alta durabilidade e em perfeito estado para uso no canteiro de obras.

Além disso, as peças são leves e de fácil montagem, exigindo menos mão de obra para a instalação e garantindo mais economia.

Alugue escoras metálicas para o seu projeto com a Versátil Andaimes e Escoramentos! Entre em contato com nossa equipe através do WhatsApp e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil