Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é considerado trabalho em altura e requer cuidados especiais para garantir a segurança dos profissionais envolvidos e evitar acidentes.

Noticia Versatil em destaque

Seja na construção civil, no setor industrial, ou outros segmentos, empregadores e colaboradores devem executar o trabalho em altura com base nas práticas recomendadas e diretrizes de segurança, como as apresentadas na Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), que aborda especificamente o trabalho em altura.

Neste artigo, vamos explorar os principais cuidados a serem realizados ao trabalhar com andaimes, com o objetivo de preservar a integridade física dos colaboradores, prevenir acidentes e promover um ambiente de trabalho seguro para todos. Continue acompanhando para saber mais!

A importância dos cuidados no trabalho com andaimes

Os andaimes são estruturas temporárias, essenciais em diversas atividades, como construção, manutenção, reparo e limpeza, pois permitem alcançar áreas de trabalho elevadas para realização de serviços em altura.

Contudo, o uso inadequado destas estruturas pode resultar em acidentes, como quedas de trabalhadores, objetos, ferramentas e materiais, além de prejudicar a produtividade, a qualidade da atividade executada e o resultado do projeto.

É importante ressaltar que existem diferentes tipos de andaimes: móveis, suspensos, fixos, multidirecionais, entre outros, indicados para diferentes necessidades, áreas de trabalho e atividades.

Apesar das variações no modelo, estrutura e forma de uso, todos os andaimes exigem cuidado e atenção, tanto na montagem quanto na utilização.
Confira um pouco mais sobre a importância de adotar os procedimentos de segurança corretos no trabalho com andaimes:

  • Proteção dos profissionais

O uso adequado dos andaimes conforme às normas de segurança reduz o risco de acidentes de trabalho e outras ocorrências, como escorregões, quedas, lesões e outros incidentes que possam resultar em ferimentos graves e prejudicar a saúde dos trabalhadores.

  • Adequação às normas de segurança

Além de garantir a integridade dos trabalhadores, o cumprimento dos regulamentos e das normas de segurança quanto ao uso adequado de andaimes assegura que os empregadores estejam em conformidade com a legislação vigente, evitando penalidades e multas para a empresa.

  • Prevenção de acidentes

Seguir as normas de segurança e utilizar os andaimes de forma adequada, o que inclui realizar a montagem correta, não sobrecarregar a estrutura, fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), entre outras medidas, são práticas essenciais para reduzir os riscos e minimizar os acidentes de trabalho.

  • Qualidade do trabalho

A adequação do uso dos andaimes às normas de segurança melhora a produtividade e eficiência da equipe, já que os colaboradores se sentem seguros e mais confiantes para a execução das atividades, o que melhora a qualidade do projeto como um todo e contribui para resultados mais satisfatórios.

Conhecendo os procedimentos de segurança para o trabalho em andaimes

Como você conferiu, o uso correto de andaimes é um aspecto de grande importância nos ambientes de trabalho que envolvem atividades em altura, seja em um canteiro de obras, uma fábrica, um prédio comercial etc.

Mas para garantir maior eficiência e segurança durante a utilização dos andaimes em diferentes projetos, é importante conhecer os cuidados básicos necessários, que podem envolver desde o processo de montagem da estrutura até a capacitação da equipe.

Confira a seguir os principais cuidados no trabalho com andaimes:

1 - Evitar o uso dos andaimes em condições meteorológicas adversas

Considerando que os andaimes são estruturas que permitem o acesso à altura, o uso desses equipamentos em condições meteorológicas adversas aumenta o risco de acidentes de trabalho.

Afinal, tempestades, chuvas fortes e ventos intensos podem comprometer a estabilidade dos equipamentos, facilitando a ocorrência de quedas, a inclinação das estruturas e deslocamentos imprevistos.

Nestas situações, recomenda-se o uso de lonas e proteções laterais para assegurar a integridade da equipe, ou até mesmo a suspensão das atividades em altura até a melhora das condições climáticas.

2 - Utilizar EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos de segurança utilizados pelos profissionais no ambiente de trabalho com o objetivo de garantir a integridade pessoal e proteger o colaborador dos riscos envolvidos na execução das atividades.

Para o trabalho em andaimes, é crucial que a equipe utilize os EPIs adequados para evitar a ocorrência de lesões e acidentes, e garantir a segurança individual.

Os principais EPIs para trabalho em andaime são: capacete de segurança, cinto de segurança, óculos de proteção, calçado de segurança e luvas resistentes.

3 - Capacitar a equipe

Os profissionais que trabalham em andaimes devem receber treinamento adequado para atuar em altura, com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir a ocorrência de acidentes.

Dessa forma, é fundamental investir em capacitação e treinamentos regulares, que abordam temas como uso correto de EPIs, procedimentos de emergência, boas práticas, conscientização sobre os riscos etc.

4 - Observar o estado das peças que compõem a estrutura

Os andaimes são formados por uma série de componentes e peças que devem estar em perfeitas condições de uso. Qualquer indício de desgaste, dano ou corrosão pode comprometer a integridade da estrutura, prejudicando sua estabilidade e aumentando o risco de colapso.

Por isso, antes de realizar a montagem dos andaimes, é importante observar as condições das peças que compõem a estrutura, assegurando que tudo esteja em bom estado.

Versátil Andaimes: soluções adaptáveis para trabalhos com andaimes

Conforme exploramos a necessidade de adotar medidas de segurança no uso de andaimes, demonstramos como é crucial contar com equipamentos confiáveis e de alta qualidade.

Nesse sentido, na hora de alugar andaimes para o seu projeto, conte com uma empresa especializada e reconhecida no mercado, como a Versátil.

Há mais de 35 anos, a Versátil Andaimes entrega soluções de acesso à altura adaptáveis para diferentes necessidades de trabalho em altura na construção civil.

Assumindo um compromisso com a segurança e a qualidade, a Versátil oferece um portfólio completo com equipamentos robustos e confiáveis, em total conformidade com NR-18 e devidamente laudados.

Além da locação de andaimes e demais equipamentos, a Versátil conta ainda com orientação especializada para garantir a escolha dos andaimes mais adequados para cada tipo de projeto, e processos frequentes de revisão e manutenção de equipamentos.

Conte com os andaimes da Versátil para realizar a sua obra com eficiência e tenha a tranquilidade de estar investindo em soluções que não apenas atendem às necessidades do seu projeto, mas também correspondem aos padrões de segurança e desempenho.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento dos andaimes Versátil.

Gostou do artigo? Em nosso blog, você encontra mais conteúdos sobre construção civil, locação de equipamentos, normas de segurança e muito mais!

Acompanhe a Versátil também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para ficar por dentro de todas as novidades.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil