Equipamento

Como utilizar a cadeirinha suspensa de maneira correta

Entenda mais sobre o funcionamento da cadeirinha suspensa e confira algumas dicas relacionadas a segurança e ao uso correto.

Noticia Versatil em destaque

Reformas em prédios, condomínios e construções são atividades que demandam o uso de equipamentos para promover segurança e melhor execução dos serviços.

A cadeirinha suspensa é um desses equipamentos que é usado principalmente em processos de pinturas, lavagens e instalações em espaços de difícil acesso, que sejam muito pequenos ou altos.

Neste artigo, vamos falar sobre o uso da cadeirinha suspensa e alguns pontos importantes sobre ela.

Continue a leitura!

O uso da cadeirinha suspensa

A cadeirinha suspensa é usada para diversas finalidades.

Aquele que for usar a cadeirinha precisa manusear a manivela, que possibilita um movimento suave de subida e descida.

O sistema de segurança da cadeirinha é dotado de um bloqueio automático que garante total segurança ao soltar a manivela.

As atividades que não exigem o movimento de cargas pesadas demandam o uso da cadeirinha, suportando até 112 kg.

O design da cadeirinha suspensa, quando somada com a qualidade dos materiais que é composta, garante conforto e segurança ao usuário.

Por isso, apenas um profissional qualificado consegue definir a estrutura e fixação corretas do equipamento.

Antes de definir as atividades que precisarão do uso da cadeirinha, é necessário criar um projeto por um profissional especializado, um plano de montagem e a ART.

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), é um documento utilizado por profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia que queiram realizar contratos de execução de serviços ou obras.

Depois disso, é importante notar também se o CNPJ e a razão social do fabricante estão contidos na cadeira.

Cuidados e dicas para uso da cadeirinha suspensa

Por mais que a montagem seja simples e seu mecanismo de segurança bastante efetivo, é importante ter alguns cuidados com esse equipamento.

  • Inspeção diária: a cadeira suspensa e diversos outros tipos de equipamentos que são usados em construções ou reformas demandam uma inspeção minuciosa todos os dias. Esse olhar atento vai identificar se algum reparo precisa ser feito ou se alguma peça deve ser trocada;
  • Distância do prédio: a cadeira precisa ficar a uma distância de 0,30 m do edifício, de acordo com a NBR 14751-2001. Isso irá garantir um bom espaço de movimentação do profissional, do topo ao solo.
  • Fixação: a fixação da cadeirinha suspensa deve ser feita de forma independente do cabo-guia do trava-quedas.
  • Cinto: o profissional deve usar cinto paraquedista ligado a trava-quedas em cabo-guia independente.
  • Comando por manivelas: o comando da cadeirinha é feito por manivelas, como já mencionamos. Nesse ponto é crucial a presença de travas que só são liberadas automaticamente durante a subida. Já no caso de descida, é necessário destravar manualmente.
  • Dispositivo de segurança: para a segurança e tranquilidade dos profissionais, as cadeirinhas suspensas devem contar com um dispositivo de subida e descida equipado com dupla trava de segurança.
  • Comprimento dos cabos de aço: os cabos de aço ligados a cadeirinha suspensa devem ser compridos o suficiente para que, na posição mais baixa do estrado, restem pelo menos 6 voltas no tambor. Esse comprimento é o que vai garantir que a cadeirinha permaneça estável e segura durante a execução do trabalho. Ainda em relação aos cabos de aço, eles não podem estar com partes quebradas e nem apresentar nós. No caso de presença dessas características, um técnico de segurança precisa ser chamado para verificar o equipamento.
  • Cobertura ou plataforma resistente: no canteiro de obras é normal que exista um grande número de pessoas circulando pelo espaço. Nessa situação, é imprescindível que seja colocada uma cobertura ou plataforma resistente e sinalizada. Isso evita acidentes provocados pela queda de ferramentas ou materiais, garantindo a segurança de todos os envolvidos.
  • Uniforme do profissional que irá usar a cadeirinha: o uso do capacete, óculos, calçado de segurança, luvas, cinto de segurança e protetores de ouvido é indispensável e obrigatório.

Economize e garanta segurança com a locação de equipamentos

A Versátil Andaimes é referência na locação de equipamentos para construção civil.

Nossa infraestrutura é completa e moderna, com um parque industrial de 65.000 m² localizado em Colombo, na região metropolitana de Curitiba.

Além do parque industrial, contamos com unidades de atendimento em outros pontos do Paraná e também de Santa Catarina.

Com objetivo de oferecer soluções completas para obras de todos os tamanhos e segmentos, nós não atuamos apenas na locação de equipamentos.

Os nossos clientes podem contar com atendimento técnico especializado de nossa equipe comercial e de engenharia e isso possibilita a criação de projetos sob medida, adequados às necessidades específicas de cada obra.

Conheça alguns dos projetos que já atuamos e entre em contato para saber mais sobre as nossas soluções.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil