Todas as Notícias

Por que é importante conhecer a NR 35?

Acompanhe o artigo para conhecer mais sobre a Norma Regulamentadora n.º 35 (NR 35) e entender sua importância.

Noticia Versatil em destaque

A Norma Regulamentadora n.º 35, ou apenas NR 35, representa um dos pilares da segurança no trabalho para profissionais e empresas que exercem atividades em altura.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a Norma Regulamentadora n.º 35 e entender por que é importante aplicá-la.

O que é a NR 35?

A Norma Regulamentadora n.º 35 apresenta as medidas de proteção para trabalho em altura, que engloba toda atividade realizada acima de dois metros de altura, em que haja risco de queda.

A NR 35 define e regulamenta o trabalho em altura, estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a realização dessa atividade e determina quem pode executar esse tipo de trabalho.

Ela envolve ainda o planejamento, a organização e a execução do trabalho em altura, visando garantir a segurança e a saúde dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a atividade.

Criada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), em 2012, a NR 35 passou por diversas atualizações, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e garantir a segurança dos trabalhadores durante a realização de qualquer atividade em local elevado.

Desde a criação da NR 35, todos os empregadores e empregados envolvidos com trabalhos em altura devem, obrigatoriamente, atender às exigências descritas na norma. Deste modo, a NR 35 deve ser adotada por empresas de construção civil, manutenção, limpeza predial e pintura, por exemplo.

Por que a NR 35 foi criada?

A Norma Regulamentadora n.º 35 foi criada para evitar acidentes e garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos em trabalhos em altura, de maneira autônoma ou nas operações das empresas.

Com a criação da norma, foi possível regulamentar o trabalho em altura e estabelecer os requisitos mínimos de segurança para qualquer tipo de atividade realizada em locais altos, como prédios, torres, andaimes, telhados, silos, entre outros.

Leia mais sobre a NR 35 em nosso artigo "NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura".

A importância de conhecer a NR 35

Segundo um estudo realizado pela Revista Proteção com dados do Ministério do Trabalho, cerca de 40% dos acidentes de trabalho que ocorrem anualmente no Brasil correspondem a quedas de plataformas elevadas.

O levantamento apontou ainda que, do total de quedas, 65% ocorreu na construção civil e 35% em outros setores da economia.

Com números tão elevados, fica fácil compreender porque é tão importante estar atento às diretrizes da Norma Regulamentadora n.º 35 na rotina das equipes de trabalho em altura.

A correta aplicação da NR 35 contribui para minimizar os riscos de queda e assim, reduzir o número de acidentes de trabalho e os prejuízos à integridade e saúde dos trabalhadores.

Equipamentos Versátil: mais segurança para atividades em altura

Se você busca garantir a segurança de atividades realizadas em altura, utilize os equipamentos da Versátil Andaimes.

Todos os equipamentos da Versátil Andaimes estão em conformidade com a NR 18 e passam por manutenção e revisão frequentes, justamente para garantir que estejam em perfeitas condições de uso.

A Versátil Andaimes é especializada em equipamentos de acesso e dispõe de portfólio completo de andaimes e balancins, que viabilizam a circulação segura das equipes em locais elevados.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Para saber mais sobre a Versátil, acompanhe-nos em nosso blog e nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil