Andaimes

O que é e para que serve a torre de andaime

Saiba o que é a torre de andaime e a sua importância para a segurança de trabalhadores na construção civil.

Noticia Versatil em destaque

A torre de andaime é muito utilizada em construções de diferentes tipos, pois oferece estabilidade para o uso do andaime, equipamento extremamente importante para acessar locais de difícil acesso em altura e também para deslocar materiais.

Para oferecer uma maior segurança aos trabalhadores, a torre de andaime é montada paralelamente a uma estrutura fixa.

Alturas elevadas em edifícios, por exemplo, demandam a necessidade de um suporte seguro, e a torre de andaime assegura essa possibilidade, podendo ser formada por andaimes de alumínio, multidirecionais ou de aço.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da torre de andaime, como montar a estrutura e qual a sua finalidade. Continue a leitura!

O que é a torre de andaime e para que serve

Como já mencionamos, grande parte das construções, principalmente aquelas com uma maior quantidade de andares, necessitam de uma estrutura segura para que os trabalhadores acessem determinados locais.

Os andaimes são ferramentas usadas para este objetivo, contudo, é importante que eles estejam associados às torres, viabilizando segurança e firmeza aos trabalhadores que a utilizarão.

É importante mencionar que a torre de andaime precisa ser fabricada considerando os requisitos de segurança da NR-18. A NR-18 é uma das Normas Regulamentadoras, que orientam como devem ser as condições, a segurança e o ambiente de trabalho da Indústria da Construção Civil no Brasil.

Como montar a torre de andaime

O primeiro ponto de atenção durante a montagem da torre de andaime é a observação bastante detalhada das peças, principalmente nas partes dos encaixes.

A NR-18 proíbe a montagem de qualquer torre com defeito, portanto, é preciso ter atenção nesta observação antes da montagem da estrutura. Além disso, o recomendado é não fazer a instalação próximo a redes elétricas, para evitar acidentes.

Depois da observação dos encaixes, deve-se considerar os seguintes casos específicos para a montagem:
Torre de andaime montada em paralelo com uma estrutura fixa

A montagem desta torre é considerada bastante simples, visto que a junção das estruturas é feita por encaixe com as peças recomendadas para fixar o andaime na torre.

Torre de andaime em estrutura isolada

O primeiro passo para montar a torre de andaime é considerar o seu material, já que existem andaimes de aço e também de alumínio.

Depois disso, é necessário seguir as recomendações da NR 18. Confira alguns pontos de destaque:

  • 18.15.1 - O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado.
  • 18.15.2 - Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos.
  • 18.15.2.4 - As montagens de andaimes dos tipos fachadeiros, suspensos e em balanço devem ser precedidas de projeto elaborado por profissional legalmente habilitado. (Inserido pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)
  • 18.15.4 - No PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil) devem ser inseridas as precauções que devem ser tomadas na montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. (Alterado pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)
  • 18.15.2.6 - As superfícies de trabalho dos andaimes devem possuir travamento que não permita seu deslocamento ou desencaixe. (Inserido pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)
  • 18.15.18 - As torres de andaimes não podem exceder, em altura, quatro vezes a menor dimensão da base de apoio, quando não estaiadas.

Esta etapa da montagem precisa contar ainda com estabilizadores nas pernas do andaime e sobrepesos para assegurar a firmeza da estrutura.
Quais as vantagens de utilizar a torre de andaime?

Construções, reparos e muitos outros tipos de obras implicam no uso correto de ferramentas específicas para garantir a segurança e a melhor execução das atividades. Confira algumas vantagens do uso da torre de andaime:

Maior estabilidade e segurança

O uso da torre de andaime oferece segurança aos trabalhadores da construção civil, já que a sua estrutura é projetada especificamente para isso.

Todas as etapas envolvidas no processo priorizam a segurança, desde o momento da montagem da torre até o seu uso propriamente dito.
Aumento de produtividade e praticidade

Ao utilizar a torre de andaime em uma obra, a execução do trabalho acontece mais rapidamente, uma vez que o andaime estará seguro e estável.

Conte com a Versátil Andaimes e Escoramentos

A locação de equipamentos para construção civil pode ser feita na Versátil Andaimes e Escoramentos, empresa especializada em soluções seguras de acesso à altura e com mais de 30 anos de experiência no segmento.

Todos os equipamentos da Versátil são aprovados conforme a NR-18 e passam por inspeções periódicas e manutenções constantes, garantindo peças em perfeito estado para o uso no canteiro de obras.

Entre em contato para fazer um orçamento e conhecer de perto o nosso trabalho!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil