Construção Civil

Construção civil no Sul: PR e SC são destaques do setor

Dados do IBGE e Ministério do Trabalho apontam avanço significativo da construção civil no Sul, inclusive na geração de empregos do setor. Confira!

Noticia Versatil em destaque

Todos os setores foram impactados pela pandemia de Covid-19. Falta de materiais, desemprego, alta nos preços e baixa demanda foram alguns dos desafios encontrados no período. Porém, a construção civil no Sul está se recuperando com bons índices.

Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostraram que o nível de atividade no 1º trimestre de 2022 foi o melhor dos últimos 10 anos, especialmente na área de construção de edifícios. Por isso, a demanda residencial e comercial também tem crescido.

O cenário da construção civil no Sul é tão positivo que ultrapassou a região Nordeste. Segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul só ficam atrás do Sudeste.

Expectativas no PR se confirmaram

No começo deste ano, o Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), fez uma pesquisa que previa que o Paraná passaria por um período de expansão e contratações no mercado de construção civil.

Para obter esse resultado, 66% das empresas associadas à instituição afirmaram que pretendiam aumentar o nível de atividade em 2022.

Outro número relevante foi de lançamentos programados ou até mesmo intenção de lançamento no estado: 68% das empresas foram afirmativas para o cenário.

SC cresce acima da média

O Ministério do Trabalho divulgou que Santa Catarina é o estado que mais gerou emprego na construção civil em proporção à população total no primeiro trimestre de 2022.

Com 9763 novas vagas criadas entre janeiro, fevereiro e março, SC ultrapassou estados como o Paraná (4929), Minas Gerais (6853), Rio Grande do Sul (2821) e Pernambuco (2481).

As cinco cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina foram Blumenau, Florianópolis, Joinville, Itajaí e Chapecó.

Mais dados confirmam a força da construção civil no Sul

Podemos comparar o levantamento do IBGE com o ranking 500 Maiores do Sul, publicado pelo Grupo Amanhã e PwC. Nele, os dados baseados em balanços publicados e enviados por empresas sediadas ou com unidades na região apontam que o setor de construção e imobiliário foi o mais lucrativo entre 2018 e 2019.

A Versátil acompanha os avanços

Todo o cenário positivo pode sobrecarregar as empresas prestadoras de serviço que não estejam preparadas. Com 35 anos de experiência, a Versátil Andaimes e Escoramentos demonstra solidez no mercado no PR e SC.

Para acompanhar o ritmo de expansão, a empresa possui estruturas completas para fabricação, manutenção, revisão e logística dos equipamentos.

Outra estratégia eficaz da Versátil é a localização das setes unidades de distribuição, que conseguem atender desde o pequeno prestador de serviços até as grandes empresas do setor de construção civil no Sul de forma próxima e consultiva.

O que esperar do futuro?

A construção civil no Sul e nos demais estados do Brasil caminha para a modernização. Práticas construtivas, ágeis, eficientes e seguras são esperadas nas principais tendências do setor.

Acompanhe o blog da Versátil Andaimes e fique por dentro dos principais assuntos da área!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil