Entre em contato com a Versátil

Andaimes

Montando andaime tubular: dicas de segurança

Confira no artigo dicas para realizar a montagem do andaime tubular de forma mais segura e eficiente.

Noticia Versatil em destaque

Devido ao avanço da tecnologia e dos processos construtivos, o setor da construção civil conta hoje com uma série de dispositivos que facilitam o trabalho e trazem mais segurança para o canteiro de obras. O andaime tubular é um exemplo de equipamento utilizado nas construções.

Através desta estrutura é possível ter acesso a regiões em altura de forma mais segura e eficiente. Além disso, o andaime tubular também funciona como uma plataforma de trabalho que sustenta a equipe e garante a integridade de todos os trabalhadores.

Considerando a importância do equipamento, o andaime tubular deve ser instalado de forma adequada e com o auxílio de profissionais capacitados. Confira hoje como montar este andaime no canteiro de obras de maneira segura e eficiente.

Como funciona um andaime tubular

O andaime tubular é uma estrutura metálica em forma de torre muito utilizada na construção civil para auxiliar em diversos serviços realizados em altura, desde alvenaria, pintura e limpeza até manutenção e troca de lâmpadas, por exemplo.

Este tipo de andaime é instalado de forma simples e rápida, dispensando o uso de ferramentas especiais. Basta encaixar as peças com firmeza para montar a estrutura.

No entanto, é importante ressaltar que toda a instalação do andaime tubular deve ser supervisionada pelo engenheiro da obra com base nas instruções contidas no manual fornecido pela locadora.

No canteiro de obras, os andaimes tubulares podem ser montados em pares, formando torres elevadas apoiadas em uma base fixa ou móvel (para facilitar a locomoção).

Mas atenção: o andaime tubular nunca deve ser movimentado enquanto houver trabalhadores e equipamentos sobre a plataforma.

Como montar o andaime tubular

Apesar de ser uma estrutura fácil de ser instalada, o andaime tubular exige uma série de cuidados durante seu manuseio.

Confira algumas dicas de segurança para considerar na hora de instalar este andaime no canteiro de obras:

1 - Escolha do modelo

Antes de tudo, é preciso se certificar de que o andaime tubular é o modelo certo para as necessidades da obra e para o tipo de serviço a ser realizado.

2 - Acessórios adicionais

Após a escolha do modelo, é hora de verificar se o equipamento vai precisar de rodinhas ou demais acessórios adicionais. Para isso, vale contar com o auxílio da empresa locadora.

Normalmente, as peças básicas para a montagem de um andaime tubular são sapatas ou rodas com travas, travas diagonais de travamento, piso, escada e guarda corpo.

3 - Preparação da área

O andaime tubular deve ser montado em uma área devidamente preparada e com a superfície mais reta possível. Afinal, a eficiência e integridade de toda a estrutura dependem diretamente de uma base segura.

O solo precisa ser compacto para aguentar o peso do andaime em diferentes condições climáticas.

4 - Tipo do andaime

Na hora da montagem, é essencial utilizar somente um tipo de andaime. Misturar peças de diferentes estruturas, mesmo que se encaixem, é perigoso e pode colocar em risco a integridade dos trabalhadores.

5 - Equipamentos de proteção

Além de ser uma obrigação legal, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) é primordial durante a montagem de um andaime.

Por isso, a equipe responsável pela instalação da estrutura deve estar usando luvas, capacetes e demais equipamentos para erguer as peças e fazer os encaixes.

6 - Etapas de montagem

A instalação do andaime tubular deve ser feita em etapas. Após a base ser montada, é necessário fixar a seção com tirantes em diagonal.

As próximas duas peças montadas em cima devem ficar na direção oposta, e o tirante diagonal deve ser utilizado a cada três metros da torre. O ideal é que a montagem da torre continue pela parte interna do andaime.

Após atingir a altura desejada, basta encaixar os tirantes pequenos para finalizar a instalação.

Onde alugar andaime tubular

Realizar a montagem correta do andaime tubular é essencial para garantir a segurança de todos os presentes no canteiro de obras.

Porém, só isso não é o suficiente!

Na hora de alugar o equipamento é preciso buscar um parceiro de confiança, que ofereça peças de alta qualidade e aprovadas conforme a norma regulamentadora nº. 18.

Na Versátil Andaimes você encontra tudo isso e muito mais!

A Versátil é especialista em engenharia de acesso à altura e segurança e possui um portfólio completo de equipamentos para construção civil, como:

E muito mais!

O andaime tubular da Versátil é fabricado com tubos de aço-carbono e apresenta ótimo rendimento, versatilidade e segurança. As peças modulares possuem encaixes simples e firmes, dispensando o uso de ferramentas especiais para a montagem.

Para garantir ainda mais segurança e estabilidade, o andaime ainda conta com piso galvanizado antiderrapante e escada, além de bases fixas e móveis.

O andaime tubular da Versátil é indicado para diversos tipos de obras e facilita o acesso a áreas em altura sem abrir mão da integridade dos trabalhadores.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como alugar o andaime tubular e demais equipamentos da Versátil.

 

Tags:

Andaimes

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Em construção, Vittace Guarapuava!

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Viva - Londrina/PR

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Dicas para dimensionar o escoramento

Confira no artigo os principais cuidados necessários ao dimensionar o escoramento feito com escoras metálicas.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Segurança em obras: entenda o que é estaiamento, travamento e estroncamento de andaimes

Conheça mais sobre os processos de estaiamento, travamento e estroncamento de andaimes realizados nas obras para assegurar a estabilidade de cada estrutura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Comprar ou alugar andaimes?

Confira no artigo porque o aluguel de andaimes pode ser uma opção mais vantajosa para as empresas de construção.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil