Construção Civil

Expectativas do mercado da construção civil para 2023

Acompanhe no artigo quais são as expectativas do mercado da construção civil para o ano de 2023.

Noticia Versatil em destaque

Assim como diversos outros setores, a construção civil também sentiu os impactos da pandemia da covid-19, que atingiu o mundo em 2020. Mas após a retomada das atividades e a volta à normalidade, o mercado apresenta boas expectativas para 2023.

Mesmo gerando empregos durante a pandemia, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a construção civil enfrentou alguns desafios e dificuldades devido ao avanço da covid-19 no mundo.

De acordo com o Sebrae/PR, o impacto causado pela pandemia na China, local de origem do coronavírus, chegou a 43 trilhões de dólares.

Já no Brasil, o setor sofreu com a falta de matéria-prima para importação, uma vez que itens como PVC e muitos outros tiveram a produção reduzida.

Mas por mais impactante que tenha sido, a pandemia da covid-19 foi sendo superada aos poucos, e o setor da construção civil pôde voltar a ter expectativas positivas quanto ao futuro.

Confira no artigo quais são as previsões para este mercado para o próximo ano e fique por dentro de tudo!

O mercado da construção civil em 2023

Um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) demonstrou que o PIB da construção civil cresceu 16,4% na comparação com o período pré-pandemia (1º trimestre/2020). Para se ter uma ideia da força econômica deste setor, o PIB do Brasil aumentou 4,5% e o setor industrial 4,1% no mesmo período.

De acordo com uma pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil registrou mais de 430 mil novas vagas de emprego com carteira assinada entre os meses de março de 2020 e maio de 2022.

Este dado apenas comprova a afirmação de que o mercado da construção civil continuou gerando empregos, mesmo durante a pandemia e frente aos desafios que já citamos.

Esta informação também serviu de base para o levantamento da Prospecta Analytica, organização de soluções em Big Data, que apontou uma expansão do setor da construção civil para 2023.

Segundo a empresa, a previsão é de que em 2023, o setor tenha um crescimento de 4,5%, desde que a economia se mantenha estável e sem grandes crises ou perdas.

Para a organização, o mercado da construção civil será impulsionado pela estabilidade do preço dos materiais de construção em conjunto com uma melhora na economia do país, fatores que geram maior confiança no consumidor e impactam a venda de imóveis e novos financiamentos.

Além disso, a construção de novas residências e as obras de reformas também se destacam no setor no próximo ano.

Já o Sindicato da Indústria da Construção Civil reforça que a tendência da construção civil para 2023 é manter o processo de ascensão, uma vez que esse setor tem se mostrado cada vez mais resiliente, apesar de todos os desafios enfrentados.

Acontecimentos para o próximo ano

Além de todas as expectativas positivas que mostramos acima, a construção civil ganha ainda mais destaque com a realização de grandes eventos importantes relacionados a esse mercado no próximo ano.

Em 2023, serão realizados dois dos maiores eventos do setor da construção civil.

A Feira Nacional da Construção Civil e Habitação ocorrerá em maio de 2023, enquanto a Expo Feicon, feira que reúne empresas, associações e influenciadores da área da arquitetura e da construção civil, será realizada em abril de 2023.

Gostou de conferir o panorama do mercado da construção civil para 2023?

No blog da Versátil, você encontra diversos outros artigos sobre este segmento, além de dicas sobre uso de andaimes e escoras, economia no canteiro de obras e muito mais!

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de tudo.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil