Construção Civil

Crescimento da construção civil na América Latina

Saiba quais são as projeções de crescimento da construção civil no Brasil e na América Latina para os próximos anos.

Noticia Versatil em destaque

A habitação e infraestrutura, que fazem parte da construção civil, são constantemente incentivadas em países como o Brasil e outras nações que estão em desenvolvimento.

A construção civil demanda uma mão de obra altamente especializada, além de uma série de materiais e equipamentos. Por isso, o setor é considerado um importante pilar da economia de um país.
Além da geração de empregos, a construção civil impulsiona o desenvolvimento das regiões.

A presença de empreendimentos e condomínios residenciais valoriza determinado local e também atrai demais investimentos, como supermercados, restaurantes, farmácias, entre outros tipos de comércio.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância da construção civil e o crescimento desse setor na América Latina. Continue a leitura!

Mais empregos

Como já mencionamos, a geração de empregos estimulada pela construção civil no Brasil é muito grande.

O perfil das vagas também é variado, já que muitas posições precisam ser ocupadas.

Arquitetos, engenheiros, projetistas, mestres de obras, técnicos em edificações e outros profissionais com experiência em canteiros de obras são contratados para serviços que podem durar meses e, em alguns casos, até anos.

A construção civil gerou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Influência no PIB

O Produto Interno Bruto, ou PIB, é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um certo período. Por meio deste indicador é possível avaliar se a economia está em crescimento ou em queda.

Os dados do PIB também são importantes para perceber se o padrão de vida está melhorando.

Como a construção civil é um dos setores mais importantes de um país, ela desempenha um papel relevante no PIB.

No Brasil, o ramo de construção e infraestrutura constitui mais de 6% do Produto Interno Bruto.

Uma pesquisa realizada pela CBIC também apontou que os números do PIB da construção civil no segundo trimestre de 2022 superaram os da economia nacional, além disso, o levantamento demonstrou que o setor apresenta alta há oito trimestres consecutivos.

Melhora do bem-estar da população

A atração de investimentos gerados pela construção civil é extremamente importante para promover melhores condições de vida para a população.

Esta melhoria de condições influencia na mobilidade, por meio da construção de rodovias e avenidas, por exemplo.

O acesso a estradas, pontes e outras infraestruturas facilita a locomoção das pessoas até serviços essenciais como educação, saúde e oportunidades de emprego. Esta facilidade de acesso ajuda a reduzir a pobreza e a desigualdade.

O saneamento básico também é estimulado por novos empreendimentos e construções.

O saneamento básico abrange serviços fundamentais, como abastecimento de água, esgoto, limpeza e drenagem urbanas, que facilitam a vazão da água em casos de enchentes.

Grandes empreendimentos podem atrair também a necessidade de construção de postos de saúde e hospitais, levando o acesso à saúde para mais pessoas.

É importante ressaltar que estas melhorias são viabilizadas com uma gestão responsável, e com atração de recursos e investimentos.

O cenário de crescimento na América Latina

A previsão de crescimento do setor da construção civil se estende também para o restante da América Latina, não se limitando apenas ao Brasil.

Um relatório da GlobalData apontou o Brasil como destaque do continente na retomada do crescimento.

A pesquisa avaliou que o setor latino-americano pode crescer 5,6% em 2022, e no período de 2023 a 2025, a taxa de crescimento nos países da região deve se estabilizar na média anual de 3,1%.

Um outro aspecto relevante apontado pela pesquisa é que o progresso do setor vai retomar a produtividade que tinha acontecido no ano de 2019 mas que foi pausada por conta da pandemia de Covid-19.

Gostou do artigo de hoje?

Continue acompanhando os artigos no blog da Versátil Andaimes para se manter atualizado sobre as últimas novidades da área da construção civil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil