Escoras metálicas

Escoras metálicas: o que são, como usar e cuidados necessários

As escoras metálicas são utilizadas nas construções para garantir sustentação e segurança. Veja como usar os equipamentos da maneira correta!

Noticia Versatil em destaque

No setor de construção civil, há diversos equipamentos para garantir a segurança dos trabalhadores e manter a sustentação de uma estrutura. As escoras metálicas são exemplos disso, pois cumprem essas funções ao sustentar temporariamente a estrutura durante o processo de edificação.

Essas peças são sinônimos de praticidade e segurança nas obras. Ao decorrer deste artigo, iremos te mostrar os motivos. Confira!

O que são escoras metálicas?

As escoras metálicas são equipamentos utilizados para apoiar lajes, vigas e elementos estruturais enquanto uma construção ainda não possui firmeza para se manter em pé, ou seja, servem para auxiliar a finalização da concretagem.

Elas possuem sistemas de encaixe e podem ser adaptáveis a obras de pequeno, médio e grande portes, desde que estejam dentro do limite de carga suportado, representando 10 toneladas por torre.

São várias as vantagens de utilizar as escoras metálicas, ainda mais se comparada às escoras de madeira. Podemos destacar:

  • Fácil armazenagem: As escoras metálicas possuem manuseio simples, sendo práticas de montar, desmontar e armazenar.
  • Alta durabilidade e sustentabilidade: Podem ser reutilizadas e recicladas no fim da sua vida útil.
  • Melhor custo-benefício: Reduzem a necessidade de utilização de mão de obra, além de diminuir o tempo na execução de tarefas nos projetos.
  • Mais segurança: São amparadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da NR 18 e da NBR 15696.
  • Liberdade de ajustes: Oferecem um nivelamento perfeito e permitem ajustes milimétricos.

Como usar as escoras metálicas?

Por serem peças de sustentação, as escoras metálicas podem ser usadas em diversas situações e com alguns acessórios como forcado simples fixo simples e duplo e cruzeta.

Além disso, há algumas recomendações quanto a utilização dos equipamentos, que deve ser feita por profissionais capacitados.

A primeira orientação é sobre o transporte, que deve ser feito de maneira cuidadosa, respeitando o limite de peso e dimensões. Também é essencial fixar bem as peças, evitando deslocamentos que causem danos aos equipamentos, veículos e pessoas.

Outro ponto de atenção sobre a utilização de escoras metálicas é de não transportar as escoras e pessoas no mesmo compartimento.

Depois, é necessário verificar o local da instalação. Ele deve ser isolado, firme, compactado e nivelado. De preferência em áreas que já possuem contrapiso prontos. Dessa forma, as cargas são melhores suportadas e há menos risco de ceder por sobrepeso ou questões climáticas, como a chuva.

A montagem e a desmontagem também necessitam de atenção. Para montar, é preciso regular a altura da flauta com o gancho, realizando os ajustes para melhorar a utilização das escoras metálicas.

Já a desmontagem requer o uso de alavancas para soltar a porca, sempre no sentido anti-horário. Não se deve bater o pé na escora para liberar a peça.

Cuidados com as escoras metálicas

Além das orientações de uso, há cuidados específicos nos projetos que utilizam as escoras metálicas. Sendo eles:

  • O projeto de escoramento, determinando a correta utilização de cada escora, deve ser realizado por profissionais legalmente habilitados, como engenheiro e arquitetos;
  • O suporte e a utilização das escoras devem ser inspecionados antes e durante a concretagem pelo responsável técnico da obra;
  • É necessário realizar o travamento das escoras metálicas, pois elas só possuem resistência a forças de compressão ao longo do eixo vertical;
  • Caso a montagem for realizada próxima a linhas elétricas energizadas, é preciso proceder o desligamento da rede, afastamento dos locais energizados, proteção das linhas e aterramento da estrutura e equipamentos utilizados;
  • Após a instalação, recomenda-se isolar o local, permitindo o acesso apenas da equipe responsável pela execução do serviço.

Onde encontrar as melhores escoras metálicas?

Parceira de pequenas e grandes obras, a Versátil Andaimes e Escoramentos fabrica e aluga equipamentos e acessórios para construção civil há 35 anos, o que garante qualidade desde o processo fabril até a entrega ao cliente.

As escoras metálicas da Versátil são fabricadas em aço carbono, um material que mesmo sendo leve, é durável e resistente, com excelente capacidade de carga e adaptação a diferentes necessidades e ambientes.

As peças são fáceis de transportar e instalar, graças ao ajuste rápido com precisão milimétrica, que reduz o desperdício de madeira e o tempo de montagem do escoramento.

Se você busca excelência em equipamentos para construção civil, conte com a Versátil Andaimes e Escoramentos! Todos os produtos comercializados atendem às exigências estabelecidas em lei para garantir segurança ao trabalhador, otimização de recursos e total satisfação aos clientes.

Acesse o site e conheça as escoras metálicas e diversos outros produtos para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil