Construção Civil

Entenda o conceito de laje protendida

Confira no artigo o que é laje protendida, como ela é feita e quais são suas utilidades na construção civil.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil dispõe de uma série de procedimentos e tipos que são empregados diariamente nos canteiros de obras. O tipo de laje protendida, por exemplo, é um dos métodos utilizados na fase de construção de um empreendimento.

Mas afinal, você sabe o que é laje protendida e para que esta técnica é utilizada?

O nome pode parecer complicado, mas é simples de entender. Confira mais sobre a laje protendida.

Entendendo o sistema de laje protendida

O sistema de laje protendida é uma técnica aplicada na construção civil para aumentar a resistência do concreto à tração e reduzir os efeitos das tensões sobre a estrutura — que podem gerar fissuras e deslocamentos.

Com a laje protendida é possível minimizar ou eliminar o aparecimento de rachaduras e evitar grandes deformações na construção.

Basicamente, a técnica consiste na utilização de um aço de protensão (armadura ativa) tracionado e ancorado antes ou depois da concretagem, a partir de dois processos:

  • Pré-tensão: método em que o aço é alongado próximo ao seu limite de elasticidade, e concretado em seguida.

Após a concretagem, o aço irá realizar a compreensão do cimento, originando uma estrutura com menos fissuras e maior resistência à tração.

  • Pós-tensão: o aço é colocado de forma “solta” no concreto e tensionado com o uso de um macaco hidráulico, após a cura do cimento.

Ao ser tensionado, o aço comprime o concreto, aumentando a resistência da estrutura à tração.

A pós-tensão é um método utilizado na construção de pontes, barragens, reservatórios de água e coberturas com um grande vão livre.

Mas nos últimos anos, o método ganhou maior popularidade na construção de residências para aumentar espaços de vão livre e possibilitar ambientes maiores e mais arejados.

Como você conferiu, estes processos consistem na aplicação de tensões no concreto durante a etapa de construção, a fim de neutralizar as cargas externas que são aplicadas sobre a estrutura.

O sistema de laje protendida possui maior resistência, pois sua compressão compensa uma parte da tração à qual a estrutura está sujeita.

Onde utilizar a técnica?

A técnica de laje protendida pode ser aplicada em diversos processos da construção civil. De maneira generalizada, o método é utilizado em qualquer estrutura que trabalhe tracionada ou que precise de vãos livres maiores.

Conheça alguns usos da protensão do concreto:

  • Estruturas de grande porte: plataformas marítimas de petróleo, viadutos, passarelas, pontes, torres de concreto e edificações residenciais ou comerciais.
  • Obras de terra: estruturas de contenção, barragens e cortinas para evitar o desabamento de encostas.
  • Construções diversas: lajes e pisos de edifícios com grandes vãos livres e estruturas como silos e reservatórios.

Versátil Andaimes: sua parceira de obras

Na hora de realizar as estruturas da sua obra, conte com a parceira ideal para locar os equipamentos para construção civil.

A Versátil Andaimes é uma empresa especializada em engenharia de acesso à altura e atua há mais de 30 anos no mercado de locação de equipamentos para canteiros de obras.

No portfólio da Versátil, você encontra diferentes andaimes, escoras metálicas, sistemas de escoramento, balancim, aparalixo e diversos outros equipamentos que realizam o acesso à altura de maneira mais segura e prática.

Todos os equipamentos Versátil passam por constantes processos de revisão e manutenção, garantindo apenas peças nas melhores condições de uso.

Confira como funcionam nossos procedimentos de recondicionamento, clicando aqui!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento de aluguel de equipamentos para construção civil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil