Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Dicas para dimensionar o escoramento

Confira no artigo os principais cuidados necessários ao dimensionar o escoramento feito com escoras metálicas.

Noticia Versatil em destaque

Se você acompanha nosso blog, já viu que falamos sobre laje nervurada, usos das formas para concreto e diferentes tipos de andaimes. Mas hoje, vamos abordar outro tema muito importante para uma obra: o escoramento com escoras metálicas.

Você sabe como dimensionar o escoramento e quais cuidados tomar nesse processo?

O escoramento representa a primeira etapa da instalação de uma laje, pois é ele que realiza o suporte temporário das cargas da edificação, garantindo que a estrutura fique de pé até que o concreto adquira resistência.

Cometer erros durante o escoramento pode resultar em deformações, desníveis e vazamento de concreto. Dessa forma, realizar um escoramento adequado é essencial para a geometria, o acabamento e a qualidade da estrutura final.

Considerando isso, confira algumas dicas que separamos para dimensionar o escoramento de forma segura e adequada para a obra:

1 - O projeto de escoramento

O projeto do escoramento deve ser elaborado de maneira a garantir estabilidade e segurança no espaçamento de apoios e vigas, considerando as cargas que atuam sobre a estrutura.

Este projeto pode apresentar o uso de diferentes tipos de apoio, como torres, escoras metálicas ou mesas voadoras.

Vale sempre lembrar que o dimensionamento do escoramento deve considerar as cargas permanentes — o próprio peso da estrutura — , e as cargas variáveis, como equipamentos, trabalhadores e demais elementos utilizados durante a execução.

Para evitar acidentes de trabalho e eliminar possíveis riscos de desabamento, todos os procedimentos do escoramento precisam ser bem planejados e indicados no projeto, bem como as cargas nas bases de apoio, plantas e cortes.

Dessa forma, os escoramentos devem sempre ser calculados por um engenheiro ou outro profissional capacitado e habilitado para a função.

2 - Estabilidade do solo

Garantir a estabilidade do escoramento é um dos pontos mais importantes do processo. Por isso, é necessário que um profissional capacitado estude o solo sobre o qual a estrutura será instalada.

Durante o escoramento, as cargas são transmitidas para o solo através de fundações superficiais com o uso de placas apoiadas diretamente sobre a superfície.

Observar a estabilidade do solo é essencial, já que em casos especiais poderá ser necessário realizar uma fundação profunda ou utilizar as fundações da estrutura principal como apoio.

É importante ressaltar ainda que um solo mole apresenta menor resistência às cargas aplicadas do que um solo compacto.

3 - Elementos de ligação

Durante o dimensionamento dos escoramentos, os profissionais devem analisar o comportamento dos elementos de ligação e de apoio.

Afinal, alguns destes elementos podem gerar esforços não esperados, fazendo com que toda a estrutura se comporte de maneira diferente da prevista e apresente falhas na segurança do escoramento.

4 - O contraventamento

O contraventamento é realizado para garantir a estabilidade da estrutura, evitando o tombamento lateral das vigas, principalmente quando as torres não são utilizadas.

Dessa forma, o projeto de escoramento deve antecipar o contraventamento — obrigatório em pés-direitos com altura superior a quatro metros.

5 - A consistência do concreto

O dimensionamento dos escoramentos é influenciado por características do concreto depositado nas formas, como densidade, módulo de elasticidade e resistência à flexão.

Conheça um pouco sobre cada característica:

  • Densidade: normalmente, os materiais mais densos são mais pesados, aumentando os esforços gravitacionais.
  • Módulo de elasticidade: materiais mais flexíveis demandam espessuras maiores para atender aos limites máximos de deslocamento estipulado pelas normas.
  • Resistência à flexão: materiais com menor resistência devem ser mais espessos para evitar o rompimento.

Considerando isso, concretos mais “moldáveis”, com um comportamento similar ao dos líquidos, exercem pressões maiores. Já concretos menos moldáveis resistem mais aos esforços internos, exercendo menos pressão sobre a forma.

Gostou das dicas e quer conferir mais sobre o assunto? Clique aqui para conhecer os principais cuidados com o escoramento.

Onde alugar escoras metálicas

As dicas de hoje são fundamentais para executar um escoramento bem-sucedido e garantir maior qualidade na entrega da obra. Porém, só isso não basta!

Na hora de fazer o escoramento, é preciso contar com equipamentos de alto desempenho e certificados conforme as normas regulamentadoras.

A Versátil Andaimes é especialista em equipamentos para construção civil, oferecendo diferentes opções de escoras, sistemas de escoramento, andaimes e acessórios.

As escoras metálicas da Versátil são fabricadas em aço carbono, um material bastante durável e rígido, que confere ao equipamento maior leveza, uma excelente capacidade de carga e as paredes de tubos mais resistentes do mercado.

Aprovadas conforme a NR-18, nossas escoras metálicas são fáceis de transportar e instalar. O ajuste rápido com precisão milimétrica do equipamento reduz o tempo de montagem do sistema de escoramento e o desperdício de madeira.

Nossas escoras metálicas também são reutilizáveis por muitos anos e se adaptam a diferentes necessidades e ambientes, proporcionando maior redução de custos, ganho de tempo e qualidade e aumento na produtividade da equipe.

Alugue as escoras metálicas para a sua obra com a Versátil Andaimes!

Quer evitar gastos desnecessários com o aluguel de equipamentos? Realize o seu projeto de escoramento com a Versátil. Nossos engenheiros estão prontos para executar o seu projeto, identificando a quantidade exata de equipamentos necessários para a obra.

Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil