Andaimes

Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Conheça mais sobre o bandejão, ou bandeja de proteção, e confira a importância da manutenção e da conservação desse equipamento.

Noticia Versatil em destaque

Todo trabalho realizado em altura nos canteiros de obras oferece o risco de queda de resíduos e ferramentas, principalmente durante a fase de edificação. Por isso, o bandejão, ou bandeja de proteção, é um equipamento obrigatório e essencial para as atividades da construção civil.

Afinal, o bandejão funciona como uma "barreira", que evita que objetos em queda atinjam o chão e causem acidentes no canteiro de obras.

Quer saber mais sobre este equipamento e entender a importância de sua manutenção para as atividades da construção civil? Então continue acompanhando o artigo que preparamos.

O que é o bandejão?

Também conhecido como aparalixo ou bandeja de proteção, o bandejão é um tipo de andaime utilizado em sistemas de proteção contra quedas em altura. Este equipamento é obrigatório nos canteiros de obras, pois evita acidentes com materiais e detritos que podem cair das edificações durante os serviços realizados em altura.

O bandejão se assemelha a uma mão francesa e possui uma das extremidades inclinada para o lado de dentro. Após ser devidamente instalado, com assoalho e parte inclinada de madeira ou chapa de compensado, o equipamento atua como uma bandeja para aparar materiais em queda livre, protegendo as pessoas que trabalham em solo.

O bandejão é montado diretamente na laje por meio de ganchos — as bandejas são fixadas nas áreas externas das vigas com o auxílio de chumbadores ou ganchos —, oferecendo total segurança aos trabalhadores no canteiro de obras.

O uso do bandejão

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 18, a instalação da bandeja de proteção é obrigatória em obras de edificações com mais de quatro pavimentos ou altura equivalente.

Dessa forma, o equipamento deve ser instalado em todo o perímetro da construção, na altura da primeira laje ou, no mínimo, a uma distância correspondente a um pé direito acima do nível do terreno.

A NR-18 ainda classifica as bandejas de proteção como primárias ou secundárias. Saiba mais sobre cada uma:

  • Bandeja de proteção primária
    De acordo com a norma, a bandeja de proteção primária deve ser instalada na primeira laje, na altura do primeiro pé-direito acima do nível do solo, apresentando, no mínimo, 2,50 m de projeção horizontal da face externa da construção e um complemento de 0,80 m de extensão, com inclinação de 45º a partir de sua extremidade.

  • Bandeja de proteção secundária
    As bandejas secundárias devem ser instaladas acima da bandeja principal, a cada três lajes, apresentando, no mínimo, 1,40 m de balanço e faixas de 0,80 m, com inclinação de 45º a partir da borda externa.

Bandejão: manutenção e conservação

As bandejas de proteção utilizadas nos canteiros de obras devem apresentar condições de uso adequadas e bom estado de conservação, garantindo o perfeito funcionamento dos equipamentos.

Utilizar peças de má qualidade e inadequadas pode comprometer a principal função do bandejão: proteger as pessoas contra a queda de materiais.

Mas não é só isso!

Equipamentos mal conservados podem ainda se desprender da estrutura da edificação, se tornando um risco para quem trabalha em solo.

Onde alugar bandeja de proteção?

Considerando a importância da bandeja de proteção para a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras, na hora de alugar este equipamento é preciso contar com uma empresa reconhecida no mercado.

A Versátil Andaimes e Escoramentos é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança, e fornece bandejas de proteção (aparalixo), além de diversos outros tipos de andaimes para uso em pequenas, médias e grandes construções.

O aparalixo da Versátil é um andaime de proteção do tipo bandeja salva-vidas, específico para aparar materiais em queda livre. De fácil instalação e manuseio, o equipamento atende às exigências da NR-18 e oferece resistência, durabilidade e qualidade.

Além do aparalixo, a Versátil fornece outros tipos de equipamentos para uso na construção civil, como:

Entre outros…

Todos os equipamentos da Versátil passam por recorrentes processos de manutenção e revisão, garantindo equipamentos em perfeito estado e prontos para o uso.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como alugar aparalixo e demais equipamentos para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Vem aí a primeira edição da Analoc Rental Show

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Qualidade Versátil

Manutenção e revisão dos equipamentos

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Manutenção

Limpeza de calha: como fazer

Confira no artigo a importância de realizar a limpeza de calha e descubra como fazer essa atividade com segurança e eficiência.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Maior controle nas obras: 5 indicadores de desempenho para acompanhar

Confira no artigo os cinco principais indicadores de desempenho utilizados para acompanhar a performance dos projetos na construção civil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Sistemas construtivos: vantagens e desvantagens

Conheça os diferentes tipos de sistemas construtivos e as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil