Entre em contato com a Versátil

Andaimes

Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Conheça mais sobre o bandejão, ou bandeja de proteção, e confira a importância da manutenção e da conservação desse equipamento.

Noticia Versatil em destaque

Todo trabalho realizado em altura nos canteiros de obras oferece o risco de queda de resíduos e ferramentas, principalmente durante a fase de edificação. Por isso, o bandejão, ou bandeja de proteção, é um equipamento obrigatório e essencial para as atividades da construção civil.

Afinal, o bandejão funciona como uma "barreira", que evita que objetos em queda atinjam o chão e causem acidentes no canteiro de obras.

Quer saber mais sobre este equipamento e entender a importância de sua manutenção para as atividades da construção civil? Então continue acompanhando o artigo que preparamos.

O que é o bandejão?

Também conhecido como aparalixo ou bandeja de proteção, o bandejão é um tipo de andaime utilizado em sistemas de proteção contra quedas em altura. Este equipamento é obrigatório nos canteiros de obras, pois evita acidentes com materiais e detritos que podem cair das edificações durante os serviços realizados em altura.

O bandejão se assemelha a uma mão francesa e possui uma das extremidades inclinada para o lado de dentro. Após ser devidamente instalado, com assoalho e parte inclinada de madeira ou chapa de compensado, o equipamento atua como uma bandeja para aparar materiais em queda livre, protegendo as pessoas que trabalham em solo.

O bandejão é montado diretamente na laje por meio de ganchos — as bandejas são fixadas nas áreas externas das vigas com o auxílio de chumbadores ou ganchos —, oferecendo total segurança aos trabalhadores no canteiro de obras.

O uso do bandejão

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 18, a instalação da bandeja de proteção é obrigatória em obras de edificações com mais de quatro pavimentos ou altura equivalente.

Dessa forma, o equipamento deve ser instalado em todo o perímetro da construção, na altura da primeira laje ou, no mínimo, a uma distância correspondente a um pé direito acima do nível do terreno.

A NR-18 ainda classifica as bandejas de proteção como primárias ou secundárias. Saiba mais sobre cada uma:

  • Bandeja de proteção primária
    De acordo com a norma, a bandeja de proteção primária deve ser instalada na primeira laje, na altura do primeiro pé-direito acima do nível do solo, apresentando, no mínimo, 2,50 m de projeção horizontal da face externa da construção e um complemento de 0,80 m de extensão, com inclinação de 45º a partir de sua extremidade.

  • Bandeja de proteção secundária
    As bandejas secundárias devem ser instaladas acima da bandeja principal, a cada três lajes, apresentando, no mínimo, 1,40 m de balanço e faixas de 0,80 m, com inclinação de 45º a partir da borda externa.

Bandejão: manutenção e conservação

As bandejas de proteção utilizadas nos canteiros de obras devem apresentar condições de uso adequadas e bom estado de conservação, garantindo o perfeito funcionamento dos equipamentos.

Utilizar peças de má qualidade e inadequadas pode comprometer a principal função do bandejão: proteger as pessoas contra a queda de materiais.

Mas não é só isso!

Equipamentos mal conservados podem ainda se desprender da estrutura da edificação, se tornando um risco para quem trabalha em solo.

Onde alugar bandeja de proteção?

Considerando a importância da bandeja de proteção para a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras, na hora de alugar este equipamento é preciso contar com uma empresa reconhecida no mercado.

A Versátil Andaimes e Escoramentos é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança, e fornece bandejas de proteção (aparalixo), além de diversos outros tipos de andaimes para uso em pequenas, médias e grandes construções.

O aparalixo da Versátil é um andaime de proteção do tipo bandeja salva-vidas, específico para aparar materiais em queda livre. De fácil instalação e manuseio, o equipamento atende às exigências da NR-18 e oferece resistência, durabilidade e qualidade.

Além do aparalixo, a Versátil fornece outros tipos de equipamentos para uso na construção civil, como:

Entre outros…

Todos os equipamentos da Versátil passam por recorrentes processos de manutenção e revisão, garantindo equipamentos em perfeito estado e prontos para o uso.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como alugar aparalixo e demais equipamentos para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Conheça mais sobre o bandejão, ou bandeja de proteção, e confira a importância da manutenção e da conservação desse equipamento.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

EPIs obrigatórios em andaimes

Confira no artigo quais são os EPIs obrigatórios para trabalhos em altura realizados em andaimes.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

5 dicas sobre o escoramento metálico em lajes

O escoramento metálico é um sistema responsável por suportar o peso das estruturas de concreto. Veja dicas para garantir a segurança da obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil