Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.

Noticia Versatil em destaque

Durante as atividades de uma obra, seja de reforma ou construção, é comum surgirem algumas dúvidas quanto às melhores práticas e materiais a serem adotados. A escolha entre alvenaria e drywall, por exemplo, pode representar um desafio na hora de pensar nas estruturas e divisórias de um projeto.

Afinal, ambos os materiais possuem características próprias que influenciam diretamente na qualidade, custo e tempo de execução da obra.

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre as diferenças entre alvenaria e drywall e conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada material. Se você está buscando orientação para a próxima etapa da sua construção, continue a leitura!

Alvenaria ou drywall: entendendo as diferenças práticas

Antes de optar por alvenaria ou drywall para realizar as estruturas internas de uma obra, é fundamental conhecer as diferenças entre os dois materiais.

Bastante utilizada nas reformas e construções brasileiras, a alvenaria é um sistema composto por materiais como tijolo, concreto, argamassa, reboco e pedras ou blocos, dando origem a uma estrutura bastante resistente.

O drywall, por outro lado, é uma estrutura menos robusta, porém mais prática de ser montada. Muito usado em países da Europa e na América do Norte, o drywall significa “parede seca”, em tradução literal, pois não utiliza água em sua montagem. Este sistema usa placas de gesso acartonado e perfis metálicos para compor a estrutura.

Sistema de alvenaria: vantagens e desvantagens

Ao optar pelo sistema de alvenaria para construir as divisórias de um projeto, é importante ter em mente que essa mistura de argamassa, concreto e tijolo possui vantagens e desvantagens que podem influenciar no andamento e resultado final da obra.

Confira as principais vantagens da alvenaria:

  • Resistência: a mistura de argamassa, tijolos e concreto confere maior força ao material e resistência às paredes.
  • Acústica: o uso de concreto e tijolos para construir as paredes cria estruturas mais espessas e com melhor isolamento acústico.
  • Uso de acessórios: devido a maior resistência, as paredes de alvenaria permitem a instalação de acessórios pesados, como televisores, quadros, espelhos, estantes, etc.

Agora, confira as principais desvantagens da alvenaria:

  • Reforma: qualquer reforma ou manutenção em uma parede de alvenaria é mais trabalhosa e demorada.
  • Instalação: a alvenaria não é um sistema simples de ser manuseado e demanda um processo de construção mais complexo.
  • Espaço ocupado: as estruturas de alvenaria são mais espessas e acabam ocupando mais espaço, resultando em uma área útil reduzida.

Drywall: vantagens e desvantagens

Assim como a alvenaria, o drywall também oferece vantagens e desvantagens para os projetos construtivos. Antes de optar por este material, é importante saber mais sobre seus principais pontos fortes e fracos.

Confira as principais vantagens do drywall:

  • Instalação: apesar de exigir mão de obra especializada, a instalação do drywall é um processo mais rápido e simples, que gera menos sujeira no ambiente e traz ganhos de produtividade para a obra.
  • Manutenção: se surgir algum dano, as estruturas de drywall podem ser substituídas com maior facilidade e agilidade, sem gerar muita sujeira ou complicações no ambiente.
  • Uso de área útil: o sistema de drywall é mais fino do que a construção de alvenaria, por isso ele resulta em paredes mais finas, que economizam cerca de 5% de área útil no projeto.

Confira as principais desvantagens do drywall:

  • Resistência: por utilizar placas de gesso, o drywall é uma estrutura mais frágil e com pouca resistência aos impactos.
  • Isolamento acústico: as paredes mais finas do drywall deixam passar mais ruídos, oferecendo baixa capacidade de isolamento acústico.
  • Infestações: o espaço vazio nas estruturas de drywall favorece a presença de insetos, cupins e até mesmo fungos.

Alvenaria ou drywall: qual escolher?

Quando se trata de escolher a melhor opção para projetos construtivos, não existe resposta certa, depende das necessidades do seu projeto. Cada material possui suas particularidades, que devem ser consideradas ao avaliar as necessidades dos projetos e a finalidade da obra.

Para escritórios e ambientes comerciais, por exemplo, o uso de drywall pode ser uma opção interessante, já que facilita a montagem e não exige grandes reformas.

Já para obras residenciais, a construção de paredes de alvenaria é mais indicada, pois o material oferece maior resistência, isolamento acústico e possibilidades de personalização, como a instalação de eletrônicos, objetos decorativos, entre outros.

A Versátil Andaimes é parceira da sua obra

A escolha entre alvenaria e drywall é uma das importantes decisões a serem tomadas durante o processo construtivo. Outra consideração importante é o uso de andaimes para garantir o acesso seguro à altura, principalmente em obras com pé direito duplo.

Há mais de 30 anos no mercado, a Versátil Andaimes se especializou em soluções de acesso seguro à altura, oferecendo andaimes e escoras de alta qualidade para obras de pequeno, médio e grande porte.

Com ampla experiência de mercado e equipamentos devidamente regulamentados conforme a NR-18, a Versátil Andaimes está preparada para atender às necessidades específicas de cada obra.

Em ambientes internos, o andaime tubular da Versátil é a escolha ideal, pois a estrutura é fácil de montar, conta com os dispositivos necessários para evitar acidentes e possui rodas para facilitar a locomoção de um ambiente para o outro.

Mas é importante ressaltar que nenhuma estrutura deve ser movimentada com a presença de trabalhadores na plataforma de trabalho.

Seja qual for o tamanho ou a complexidade de sua obra, a Versátil Andaimes está pronta para ajudar.

Conte com nossos andaimes e equipamentos para garantir o sucesso de seu projeto e aproveitar mais praticidade, segurança e eficiência em todas as etapas da construção.

A Unidade de Pinhas da Versátil Andaimes já está em funcionamento e pronta para atender às suas demandas construtivas.

Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento.

Para conferir mais conteúdos sobre o universo da construção civil, o uso de andaimes e a locação de equipamentos, acesse o blog da Versátil.

Acompanhe-nos também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para ficar por dentro de todas as novidades da Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Serviços que complementam a locação de andaimes e escoramentos

Conheça mais sobre os serviços agregados da Versátil Andaimes e saiba como contratar a solução ideal para atender às necessidades da sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Instalação de telhas: o que você precisa saber

Confira no artigo como realizar a instalação de telhados de maneira correta e conheça os diferentes tipos de telhas disponíveis no mercado.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil