Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.

Noticia Versatil em destaque

Presente na rotina de diversos setores da indústria e da construção civil, o trabalho em altura também ocorre em atividades rotineiras, como a limpeza de fachadas e telhados, a manutenção de edificações, a instalação de equipamentos, entre outras.

Diante da grande variedade de tarefas, entender os diferentes tipos de trabalho em altura é essencial para garantir a segurança de quem realiza as atividades e evitar acidentes.

Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de trabalho em altura, destacando os objetivos de cada um, os cuidados básicos necessários e a importância de contar com equipamentos adequados para a realização desse tipo de atividade. Continue acompanhando para saber mais!

Trabalhos em altura: uma visão abrangente

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as ocorrências de quedas de trabalhadores representam uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais, em diversos ramos de atividades e tipos de tarefas distintos.

Para orientar e regulamentar este tipo de trabalho, foi instituída a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), documento referência para a realização de trabalhos seguros em altura.

A Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a realização do trabalho em altura, abrangendo planejamento, organização e execução para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos nesse tipo de atividade.

De acordo com a NR-35, trabalho em altura é toda atividade realizada acima de dois metros do nível inferior e/ou onde haja risco de queda.

Isso significa que, independentemente da natureza da atividade executada, se ela apresentar estas características, é considerada trabalho em altura. Portanto, exige dos empregadores e trabalhadores a adoção e o cumprimento das medidas de segurança apresentadas na NR-35.

Tipos comuns de trabalho em altura

Considerando que trabalho em altura é qualquer atividade executada a, pelo menos, dois metros de altura do solo e/ou que apresente risco de queda do profissional, existem diversos tipos de serviços que podem ser considerados trabalho em altura.

As atividades frequentemente associadas ao trabalho em altura são:

Além destas, existem diversas outras atividades que também são realizadas em altura, como:

  • Manutenções domésticas (limpeza de calhas, telhados, chaminés e caixas d’água, pintura de fachadas, troca de lâmpadas, poda de árvores, etc.);
  • Armazenamento em supermercados e galpões;
  • Trabalhos realizados em plataformas e/ou andaimes;
  • Montagem e desmontagem de estruturas;

Entre muitos outros.

É importante ressaltar que as diretrizes da NR-35 devem ser seguidas integralmente e com responsabilidade por empregador e funcionários, mesmo que os serviços em altura não sejam a atividade principal da empresa e ocorram de maneira esporádica em meio à rotina e aos demais serviços executados.

Portanto, isso inclui disponibilizar os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para trabalho em altura definidos pela Norma Regulamentadora nº 35.

Dentre os EPIs obrigatórios para atividades em altura, podemos citar:

  • Luvas de proteção;
  • Capacete de segurança;
  • Óculos de proteção;
  • Calçados de segurança;
  • Cinturão de segurança;
  • Mosquetões;
  • Talabarte; e
  • Sistema antiqueda.

Como o trabalho em altura oferece mais riscos do que as atividades realizadas em solo, é dever do empregador disponibilizar os Equipamentos de Proteção Individual necessários para assegurar a integridade dos colaboradores e garantir que eles exerçam suas funções com segurança.

Andaimes: essenciais para a segurança em trabalhos em altura

Quando o assunto é trabalho em altura, o uso de equipamentos adequados, como os andaimes, traz mais segurança para as atividades. Afinal, estes equipamentos são estruturas robustas e resistentes, que oferecem acesso seguro à altura.

Os andaimes representam a opção mais adequada para trabalhos em locais altos, principalmente nos setores da construção civil e industrial, que demandam uma série de atividades em fachadas, telhados, edificações, etc.

Confira os modelos mais comuns de andaimes para facilitar o trabalho em altura:

  • Andaime tubular

Os andaimes tubulares são estruturas modulares montadas em forma de torres, que facilitam o acesso a locais altos, tanto em ambientes internos quanto externos.

Fabricados com tubos de aço, são simples de montar e desmontar, além de serem bastante personalizáveis e se adaptarem facilmente a diferentes aplicações.

É o tipo de andaime mais comumente utilizado em serviços de manutenção residencial.

  • Andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro cria uma plataforma de circulação em torno da obra, adaptando-se a diferentes locais e permitindo o ajuste a diferentes alturas.

Sua utilização facilita a circulação e o rendimento do trabalho. É ideal para a realização de serviços em fachadas, como acabamento, pintura e troca de revestimentos.

  • Andaime multidirecional

A principal característica deste andaime é sua modularidade, que permite que ele se adapte a estruturas circulares ou com formas irregulares.

Pode ser montado em inúmeras configurações e é utilizado em manutenções industriais, grandes monumentos, projetos arquitetônicos arrojados e outros.

  • Andaime suspenso

Também conhecido como balancim, este tipo de andaime é suspenso por cabos de aço e se move verticalmente, permitindo o acesso rápido e seguro a diferentes alturas.

É utilizado em trabalhos que demandam ágil deslocamento vertical, como restauro em prédios, instalação de dutos em altura e manutenção de silos.

Versátil Andaimes: sua parceira para segurança em altura

Ao buscar soluções seguras e confiáveis para trabalhos em altura, contar com uma empresa reconhecida no segmento faz toda a diferença.

A Versátil Andaimes é especializada na locação de equipamentos de construção civil, como andaimes, escoramentos e acessórios, e é a sua parceira ideal para acesso seguro à altura.

Com uma ampla variedade de produtos de alta qualidade, a Versátil oferece soluções sob medida para atender às necessidades específicas de cada projeto, priorizando a segurança dos clientes e fornecendo equipamentos certificados e em conformidade com as normas técnicas e regulamentadoras.

Com um rigoroso controle de qualidade e uma equipe altamente capacitada, a Versátil garante que os clientes tenham acesso a equipamentos seguros, laudados e confiáveis para realizar seus trabalhos em altura com tranquilidade e eficiência.

Seja para obras de grande porte ou manutenções domésticas, a Versátil Andaimes oferece as melhores soluções em acesso seguro à altura.

E para garantir o melhor atendimento e suporte aos clientes, tanto pessoa física quanto jurídica, a Versátil disponibiliza consultores para auxiliar na indicação do andaime mais adequado para uso doméstico, e oferece apoio de engenheiros para a elaboração do projeto e definição dos andaimes corretos para grandes obras.

Alugue seus equipamentos com a Versátil e aproveite peças de qualidade e atendimento próximo em todo o processo.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento de andaimes para trabalho em altura.

Acesse o blog da Versátil para conferir mais conteúdos sobre o universo da construção civil e ficar por dentro de tudo.

Acompanhe-nos também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para não perder nenhuma novidade da Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil