Andaimes

EPIs obrigatórios em andaimes

Confira no artigo quais são os EPIs obrigatórios para trabalhos em altura realizados em andaimes.

Noticia Versatil em destaque

O ambiente de trabalho da construção civil oferece diversos riscos para os operários, pois envolve atividades em altura, uso de maquinário pesado, entre outros processos perigosos. Dessa forma, o uso de EPIs nos canteiros de obras é obrigatório, principalmente quando as atividades são realizadas em andaimes.

Afinal, o profissional que trabalha em altura está exposto a uma série de riscos, podendo sofrer quedas, lesões, fraturas e até mesmo uma fatalidade maior.

E para evitar acidentes de trabalho e garantir a integridade de todos, é obrigação do empregador fornecer os EPIs recomendados e respeitar as normas estabelecidas pela NR-35.

Já os colaboradores devem utilizar os equipamentos de forma adequada, seguindo as instruções e as devidas orientações de segurança no ambiente de trabalho.

Mas quais os EPIs obrigatórios para trabalho em andaimes? Confira no artigo que preparamos!

O que são EPIs?

Antes de apresentarmos os EPIs obrigatórios para executar atividades em andaimes, é preciso esclarecer o que significa essa sigla.

EPI é a abreviação de Equipamento de Proteção Individual, e abrange todo dispositivo de proteção utilizado de forma individual pelo trabalhador, com a função de proteger o profissional contra os riscos oferecidos no ambiente de trabalho e preservar sua integridade e saúde.

EPIs de uso obrigatório em andaimes

Agora que já esclarecemos o conceito de EPIs, confira quais são os Equipamentos de Proteção Individual de uso obrigatório para trabalhadores que vão realizar atividades em andaimes.

  • Cinto de segurança tipo paraquedista: equipamento necessário para trabalhos em alturas superiores a dois metros, este cinto é preso ao corpo do trabalhador, protegendo-o contra quedas.
  • Trava-queda de segurança: o trava-queda permite maior amplitude e precisão de movimentos, pois trava o cinturão para evitar quedas ou deslocamentos bruscos.

Este equipamento pode ser encontrado em dois tipos:

1. Trava queda deslizante: permite a movimentação vertical, sendo indicado para deslocamentos ao longo da linha de ancoragem.

2. Trava queda retrátil: utilizando quando é necessário realizar o deslocamento vertical e horizontal em trabalhos em altura, efetuando o travamento de forma automática.

  • Talabarte contra queda: o talabarte contra queda possui dois modelos:

1. Talabarte contra queda I ou Y: possibilita o deslocamento horizontal e vertical em sistema de ancoragem, além de impedir a queda do trabalhador.

2. Talabarte de posicionamento: equipamento indicado para trabalhos de posicionamento, nos quais é preciso o uso das mãos livres.


Além dos equipamentos especiais para trabalho em altura, é preciso utilizar também alguns EPIs para riscos adicionais, como:


Capacete com jugular: além de proteger a cabeça do trabalhador contra choques elétricos, impactos e quedas de objetos, o capacete com fita jugular se mantém no lugar durante o trabalho, evitando que o equipamento caia após movimentos bruscos.

  • Óculos: este equipamento é fundamental para a realização de atividades com projeção de partículas ou exposição a raios solares, luminosidade intensa, produtos químicos e radiações, pois protege os olhos do trabalhador e evita danos à visão.
  • Luvas: o uso de luvas é essencial no trabalho em altura, pois permite maior segurança durante o manuseio de equipamentos e ferramentas, além de proteger as mãos contra perfurações e abrasões, agentes químicos e corrosivos, choques elétricos, lascas e farpas de madeira, materiais cortantes, etc.
  • Botas antiderrapantes: dependendo da tarefa, o calçado de segurança utilizado deve ser de couro e com biqueira de aço, para proteger o pé contra quedas de objetos, perfurações e colisão.
    Vale ressaltar ainda que a peça deve ser antiderrapante, garantindo maior aderência ao solo e prevenindo derrapagens.

Conheça a Versátil Andaimes

Como você conferiu, o uso de equipamentos de proteção no canteiro de obras é fundamental para garantir a integridade dos trabalhadores..

Contudo, quando o assunto é segurança, é necessário tomar todas as medidas possíveis.

Por isso, na hora de alugar os andaimes e demais equipamentos para trabalho em altura é preciso contar com uma empresa reconhecida no mercado e que ofereça materiais de alta qualidade.

A Versátil Andaimes está há 35 anos no mercado, oferecendo soluções de acesso à altura em segurança para pequenas, médias e grandes obras.

Nossos andaimes e demais equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por constantes processos de manutenção e revisão, garantindo peças em perfeito estado para uso no canteiro de obras.

Acesse o site da Versátil e confira os andaimes disponíveis em nosso portfólio para auxiliar no seu projeto construtivo.

Tags:

Andaimes EPIs

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Vem aí a primeira edição da Analoc Rental Show

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Qualidade Versátil

Manutenção e revisão dos equipamentos

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Manutenção

Limpeza de calha: como fazer

Confira no artigo a importância de realizar a limpeza de calha e descubra como fazer essa atividade com segurança e eficiência.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Maior controle nas obras: 5 indicadores de desempenho para acompanhar

Confira no artigo os cinco principais indicadores de desempenho utilizados para acompanhar a performance dos projetos na construção civil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Sistemas construtivos: vantagens e desvantagens

Conheça os diferentes tipos de sistemas construtivos e as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil