Obras

Como elaborar um planejamento de obras eficiente

Acompanhe o artigo para conferir as etapas essenciais para elaborar um planejamento de obras eficiente para o seu projeto construtivo.

Noticia Versatil em destaque

O planejamento é uma etapa essencial em diversas empreitadas, e na construção civil tem um papel fundamental para o sucesso do projeto construtivo.

Afinal, em um cenário de alta demanda e prazos curtos, conciliar a disponibilidade de equipamentos, materiais e trabalhadores, e executar pontualmente cada etapa da obra, é um desafio crítico para atender as exigências do mercado.

Neste artigo, vamos explorar a importância de fazer um planejamento de obras eficiente para projetos de construção civil. Continue acompanhando para saber mais!

Entendendo o planejamento de obras

O planejamento de obras consiste na primeira etapa da organização e estruturação de um projeto construtivo. Funcionando como um guia para todo o projeto, elenca as fases da obra e descreve as atividades essenciais para a realização do empreendimento, como orçamento, cronograma, estimativa de mão de obra, controle das atividades, entre outras.

Durante a fase do planejamento de obras estimam-se provisões orçamentárias e identificam-se possíveis impactos que poderiam comprometer o cronograma, proporcionando uma visão abrangente do projeto e garantindo que a obra seja realizada dentro do prazo estipulado.

Saiba mais sobre o planejamento de obras no artigo que preparamos “Planejamento de obra é etapa fundamental para reduzir custos e aumentar produtividade”.

Por que o planejamento de obras é importante?

Um bom planejamento de obras reúne diversas informações referentes ao projeto, facilitando a tomada de decisões diante de eventuais imprevistos.

Com as informações levantadas durante a elaboração do planejamento de obras, é possível remanejar equipes, reprogramar atividades e organizar novas datas de entregas, evitando assim comprometer o projeto.

Como realizar um planejamento de obras?

Agora que você conferiu a importância do planejamento de obras na construção civil, que tal incorporar este processo aos seus próximos projetos construtivos?

Confira a seguir as três etapas essenciais para a elaboração de um planejamento de obra eficiente:

1. Defina as atividades e o quantitativo de serviços

A principal importância do planejamento é permitir a previsibilidade, antevendo como administrar possíveis gargalos. Esta etapa é mais complexa de definição de atividades e serviços exige atenção e organização, pois erros no levantamento de quantitativos podem afetar todo o planejamento.

Organizar a sequência dessas etapas evita que materiais sejam comprados sem necessidade, ou que mão de obra seja contratada, mas impedida de trabalhar pela falta de equipamentos ou EPIs, por exemplo, o que prejudica muito o orçamento e o andamento da obra.

É importante também estimar o tempo necessário para a execução de cada tarefa, lembrando de acrescentar uma margem de segurança para possíveis imprevistos.

2. Elabore o orçamento da obra

Esta etapa é bastante importante, pois nela se realiza um provisionamento e estimativa de alocação de recursos para cada etapa do projeto. São contemplados nos cálculos orçamentários materiais, serviços, equipamentos, mão de obra, logística e custos indiretos. Convém também reservar uma porcentagem adicional para contingências.

Além dos insumos, é preciso identificar as licenças e regularizações necessárias para evitar que o projeto receba multas ou notificações por parte dos órgãos fiscalizadores. Esta regularização do projeto com antecedência, evita que o início das obras seja atrasado devido à burocracia envolvida no processo.

3. Estabeleça um cronograma físico e financeiro

O cronograma físico apresenta as atividades da obra e a cadência com que devem ser executadas para o bom andamento da obra. Este cronograma ainda permite mapear o tempo necessário para a realização de cada etapa da obra. O cronograma deve conter uma margem de segurança para absorver imprevistos que podem influenciar o andamento da obra.

O cronograma financeiro contém a programação de desembolso para cada fase de execução da obra, além de ajudar a controlar as entradas de receitas e os pagamentos de despesas.

Acompanhando o planejamento de obra

Uma vez que o planejamento de obras esteja pronto, é preciso fazer o acompanhamento e controle recorrentes para assegurar que tudo transcorra conforme o previsto ou, se não, que sejam realizados os ajustes necessários, garantindo o andamento das atividades no canteiro de obras.

Gostou de saber mais sobre a importância e elaboração de um planejamento de obras eficiente?

No blog da Versátil Andaimes, você confere diversos outros conteúdos sobre construção civil, locação de equipamentos, normas regulamentadoras e muito mais!

Clique aqui para acessar o blog e conferir os artigos.

Acompanhe a Versátil também nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades em equipamentos para construção civil e acesso seguro à altura.

Tags:

Obras

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil