Construção Civil

O que fazer para evitar prejuízos e riscos na obra em períodos de chuvas

Confira no artigo os principais riscos que as chuvas trazem para a construção civil e saiba como evitar transtornos no canteiro de obras.

Noticia Versatil em destaque

O clima representa uma preocupação frequente nos canteiros de obras. Sol forte, ventos e principalmente as chuvas, muitas vezes requerem reprogramação das atividades construtivas.

Além de atrasar o cronograma, chuvas intensas podem trazer uma série de desafios extras para as obras, que envolvem a segurança dos trabalhadores, a própria execução das atividades e a qualidade dos serviços realizados sob chuva.

Neste artigo, exploraremos cuidados e medidas eficientes que podem ser adotados em períodos de chuvas, com o objetivo de evitar prejuízos e reduzir riscos nos canteiros de obras. Continue a leitura para saber mais!

Construção civil x chuva: quais os riscos?

Quem atua na construção civil sabe que a rotina no canteiro de obras é repleta de imprevistos que podem causar mudanças no andamento do projeto construtivo.

A ocorrência de chuvas, por exemplo, influencia no cronograma de obra, uma vez que pode comprometer as atividades ao ar livre, reduzindo a produtividade da equipe e até mesmo paralisando os processos por tempo indeterminado.

Mas não é só isso! Fatores como raios, ventos e deslizamentos de terra são muito comuns em temporadas de chuvas e representam riscos significativos para toda a equipe envolvida em um projeto construtivo.

Confira mais detalhes sobre os principais riscos que a chuva pode causar em uma obra:

  • Raios

Apesar de não ser uma situação tão usual, ser atingido por um raio durante um temporal é um risco que pode ocorrer nos canteiros de obras.

Por isso, em casos de tempestade, os trabalhadores devem se proteger e sair de espaços abertos e descampados, bem como locais altos, como torres de andaimes, telhados, terraços, lajes, etc.

A proximidade com árvores e grandes estruturas metálicas também oferece riscos, já que esses elementos podem atrair as descargas elétricas com mais facilidade.

Durante a ocorrência de raios, os trabalhadores devem ainda evitar operar objetos ligados na eletricidade, lembrando sempre de manter os aparatos elétricos longe do contato com a água.

  • Ventos

Chuvas com ventos fortes podem causar diversos acidentes nos canteiros de obras. Pedaços da estrutura, madeiras, vidros e materiais de construção podem se soltar e atingir os trabalhadores.

A movimentação em estruturas de acesso a altura fica insegura quando ocorrem ventos fortes, pois podem ocorrer quedas e outros acidentes. A recomendação é descer do equipamento até que o vento abrande.

  • Quedas

Pisos, escadas, andaimes e outras superfícies ficam molhados e escorregadios durante e após a chuva, aumentando as chances de escorregões e quedas no ambiente de trabalho.

É preciso ter atenção redobrada ao circular pela obra após a ocorrência de chuvas.

  • Deslizamento de terra

A infiltração da água no solo em períodos de chuvas pode ocasionar deslizamentos ou desmoronamentos de terra, além de prejudicar a estabilidade das alvenarias recém-construídas e comprometer a estrutura da obra como um todo.

Períodos de chuvas: como evitar os riscos?

Quando as chuvas começam a se tornar um problema no canteiro de obras, é preciso adotar medidas para reduzir os riscos e evitar os prejuízos causados pelas más condições climáticas.

Confira a seguir o que fazer e quais cuidados tomar na obra em dias de chuva:

1 - Armazenar os insumos e equipamentos em local adequado

A chuva pode estragar o material de construção e danificar os equipamentos, ferramentas e insumos utilizados na obra. Por isso, em períodos de chuva, estes equipamentos não devem ficar a céu aberto no canteiro de obras.

Além de causar possíveis curtos e prejudicar o funcionamento das ferramentas elétricas, as chuvas também podem danificar tijolos, cimento, concreto e areia, prejudicando a estrutura dos materiais e causando estragos irreversíveis.

Para reduzir estes riscos, a dica é armazenar os materiais e equipamentos em locais seguros, como containers ou barracos de madeira, adequados para manter todos os insumos longe da água.

2 - Proteger as fundações

A etapa da fundação (escavação) é uma das principais em qualquer obra, pois é sobre essa estrutura que a construção será erguida com segurança e integridade. Logo, esta atividade não pode ser realizada com chuvas.

Se houver indícios de chuva durante esta etapa ou alguns dias após a escavação, é importante cobrir toda a área da fundação com lonas ou plásticos para evitar que a água penetre no solo e encharque o terreno.

3 - Investir em sinalização no canteiro de obras

As chuvas no canteiro de obras podem aumentar os riscos de quedas e demais acidentes de trabalho.

Por isso, deve-se investir em sinalização eficiente em toda a área de trabalho, alertando os colaboradores quanto aos perigos de deslizamentos de terra, áreas escorregadias e locais de contaminação após as chuvas.

4 - Paralisar as atividades

O início de uma obra demanda muito planejamento e estudo prévio para garantir as melhores condições para o trabalho. Mas quando se trata de previsão climática, nem sempre é possível obter precisão total.

Durante chuvas intensas ou tempestades, recomenda-se paralisar as atividades no canteiro de obras para evitar acidentes ou quedas, e retomar os processos construtivos somente quando for seguro para todos os trabalhadores.

5 - Redobrar a atenção durante o uso de andaimes

Os andaimes são estruturas fundamentais no canteiro de obras, pois permitem o acesso seguro a diferentes áreas de trabalho em altura.

No entanto, o uso destas estruturas em períodos de chuva requer atenção redobrada, já que os riscos de escorregões e quedas aumentam significativamente devido à superfície molhada e escorregadia.

Para minimizar estes riscos, é importante investir em proteções adequadas para os trabalhadores que atuam em altura, como o uso de plataformas antiderrapantes nos andaimes, além de guarda-corpo e corrimãos, que criam uma barreira física que dificulta a ocorrência de quedas.

Garantir que as estruturas estejam corretamente montadas e estáveis, em conformidade com as normas de segurança, também é fundamental para o uso de andaimes em temporadas de chuva, já que a umidade pode comprometer a resistência dessas estruturas.

Esteja preparado para qualquer situação com os equipamentos Versátil

Diante dos desafios que a chuva pode trazer para os canteiros de obras, a segurança e a eficiência operacional são pontos de atenção na construção civil.

Além de investir em medidas preventivas, é essencial contar com equipamentos de alta qualidade para lidar com os desafios de maneira eficiente e estratégica.

A Versátil Andaimes é especializada em soluções de acesso seguro à altura e oferece equipamentos para diferentes necessidades no canteiro de obras.

Todos os equipamentos são robustos, duráveis e de alta qualidade, fabricados e aprovados conforme a NR-18, e revitalizados com base em exigentes processos de manutenção.

Com os equipamentos da Versátil, você pode ter a tranquilidade de saber que a sua obra está preparada para qualquer situação, mesmo nos dias de chuva.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como alugar os equipamentos Versátil para garantir a integridade da sua equipe.

Quer conferir mais conteúdos sobre construção civil, trabalho em altura e outros assuntos relacionados?

Acesse o blog da Versátil e confira nossos artigos.

Acompanhe-nos também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para ficar por dentro de todas as novidades da Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil