Construção Civil

Qual a importância da sustentabilidade na construção civil

A construção sustentável garante menos custos e protege o meio ambiente. Saiba mais sobre o tema.

Noticia Versatil em destaque

A palavra sustentabilidade tem ganhado cada vez mais visibilidade em vários setores da sociedade.

Não são só os empreendedores e empresários que estão se familiarizando com tudo que a sustentabilidade representa, mas também o público, que tem se preocupado com a maneira como as empresas que escolhem consumir pensam sobre o meio ambiente.

A pesquisa “Elementos de Valor”, realizada pela Bain & Company, demonstra que as empresas com maior sucesso priorizam as demandas do consumidor por qualidade e também sustentabilidade.

Para a realização deste estudo, 60 marcas foram divididas em oito categorias de bens de consumo.

A pesquisa demonstra que 14% dos consumidores questionados responderam que a consciência ambiental e social estão entre as prioridades para realizar uma compra e 27% consideram que o planeta é a sua terceira prioridade para a compra, ficando somente atrás da qualidade do produto e dos benefícios para a saúde.

No ramo da construção civil esse olhar para a sustentabilidade também está se tornando comum.

Os resíduos que são gerados nos canteiros de obras, além da extração de matéria-prima, são pontos que se discutem na sustentabilidade dentro da construção civil.

É sobre a importância da sustentabilidade na construção civil que vamos abordar neste texto. Continue a leitura para saber mais!

O significado do conceito de sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade começou a ser desenhado no ano de 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), que ocorreu em Estocolmo, capital da Suécia

A definição da palavra sugere que o uso de recursos naturais precisa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

A sustentabilidade também ganhou relevância até mesmo no aspecto de governança. Muitos eleitores buscam saber sobre como seus candidatos se relacionam com temáticas sobre o meio ambiente antes de decidirem o seu voto.

A sustentabilidade na construção civil

O ramo da construção civil é o responsável por 38% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), segundo relatório apresentado pela ONU.

Essa pesquisa demonstra que é urgente estimular a redução de energia nos ambientes construídos, descarbonizar o setor energético e sugerir materiais que diminuam as emissões de carbono no meio ambiente.

Nesse sentido, a sustentabilidade pode acompanhar todas as etapas de um projeto de construção, seja antes de um empreendimento ser feito, durante as obras e até mesmo depois que a obra já estiver finalizada.

Nessas etapas as empresas têm se voltado para cumprir medidas que reduzam impactos ambientais, sejam acessíveis financeiramente e que beneficiem as próximas gerações.

Vários materiais que antes eram descartados hoje são reutilizados, assim como a compra de ferramentas para etapas da construção do empreendimento foi repensada.

A locação de andaimes e escoras metálicas, por exemplo, são iniciativas que evitam que as empresas de construção comprem equipamentos com custo elevado. Além de economizar, o aluguel faz com que os equipamentos sejam reutilizados. Além disto, substituem o uso de madeira e favorecem a redução da exploração desta matéria-prima da natureza.

Benefícios da sustentabilidade na construção civil

Além dos benefícios para o meio ambiente e a possibilidade de economia de custos, existem outras vantagens que a sustentabilidade estimula.

São elas:

  • Menor uso de matéria-prima que possuem custos altos. Para isso é possível trocar o aço por concreto leve, por exemplo;
  • Maior cuidado e aproveitamento dos recursos, o que gera economia;
  • Redução de danos ao meio ambiente para a região que fica no entorno de empreendimentos;
  • Melhoria da qualidade de vida daqueles que irão ser usuários dos empreendimentos, por meio de espaços que utilizam a iluminação natural, ventilação adequada e espaços verdes de convivência;
  • Promoção de um urbanismo sustentável;
  • Uso consciente da água em construções sustentáveis, reduzindo o desperdício e realizando o reaproveitamento da água da chuva, por exemplo.

Um futuro em que as gerações não sofram os efeitos do uso inconsequente de bens naturais depende de ações feitas no presente. Por isso, a construção civil sustentável é uma das maneiras de colocar essas ações em prática.

O que você achou do tema?

Continue se informando sobre o ramo da construção civil em nosso blog!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil