Construção Civil

O que são as Green Skills?

Confira no artigo o que são as green skills e a importância de implementar a sustentabilidade na construção civil.

Noticia Versatil em destaque

Você já ouviu falar em green skills? Este termo, traduzido como “habilidades verdes”, tem chamado a atenção do mercado e ganhado ainda mais importância no universo corporativo, principalmente entre as empresas que adotam práticas ESG (Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança).

Em um cenário no qual a sustentabilidade e as temáticas ambientais têm ganhado cada vez mais destaque, falar sobre as green skills é essencial, principalmente na construção civil.

Pensando nisso, preparamos um artigo para você conhecer mais sobre as green skills. Continue a leitura!

O que são as Green Skills?

Também conhecidas como habilidades verdes ou sustentáveis, as green skills englobam os conhecimentos necessários para realizar ações aliadas à sustentabilidade, capacitando os profissionais para trabalhar de forma mais amigável ao meio ambiente.

As green skills englobam conhecimentos técnicos, como gestão de recursos naturais, eficiência energética, mobilidade sustentável e gestão de resíduos, mas também abrangem habilidades socioemocionais e comportamentais (soft skills), como liderança e resolução de problemas.

Profissionais com esse tipo de experiência atuam voltados para a sustentabilidade, independentemente do segmento em que estejam trabalhando. Esses profissionais realizam suas atividades visando causar menos impacto no meio ambiente e tornar o trabalho da empresa mais sustentável — trazendo uma perspectiva mais "verde" para o negócio.

Possuir habilidades sustentáveis é uma tendência cada vez mais forte em diversas áreas do mercado, inclusive na construção civil, pois este olhar contribui para a redução do impacto das operações no meio ambiente.

Segundo o relatório Global Green Skills 2022, ampliar as habilidades verdes é uma necessidade no mercado de trabalho atual. A pesquisa mostrou ainda que a participação dos profissionais com green skills nas empresas aumentou 38,5% entre 2015 e 2022.

A relação entre green skills e ESG

O conceito ESG (Environmental, Social and Governance) especifica quais são as três dimensões da sustentabilidade: Ambiental, Social e Governança. As práticas ESG buscam implementar soluções mais responsáveis, que promovam a superação dos desafios globais nessas três áreas.

É por conta da magnitude desse desafio que as green skills têm papel fundamental nas empresas. São as equipes com habilidades verdes que inserem práticas sustentáveis nos processos de negócios, desenvolvem soluções responsáveis e atuam como guardiões dos pilares ESG no ambiente corporativo.

As green skills também realizam uma importante contribuição para a gestão de riscos, pois favorecem a identificação e gestão proativa de ameaças que podem afetar o desempenho financeiro e a reputação da empresa.

Para saber mais sobre o ESG, confira nosso artigo “Entenda a relação entre as práticas de ESG e o uso sustentável da água”.

A sustentabilidade na construção civil

Existem várias práticas de ESG que as empresas da construção civil podem adotar para promover sustentabilidade, responsabilidade social e boa governança no segmento, como:

  • utilização consciente de matéria-prima;
  • uso de materiais com menor pegada de carbono;
  • reciclagem e reutilização de resíduos;
  • implantação de medidas de eficiência energética;
  • consumo consciente de água no canteiro de obras.

Estas ações de sustentabilidade na construção civil contribuem para a redução dos impactos do setor no ambiente e estimulam a eliminação de desperdícios e a redução de custos nos projetos construtivos.

A Versátil Andaimes adota práticas sustentáveis em suas operações diárias, como forma de reduzir o impacto causado por suas atividades e contribuir para a preservação da natureza e seus recursos.

O processo de hidrojato, realizado durante a revisão dos equipamentos, conta com sistema de filtragem da água utilizada, garantindo o reaproveitamento desse recurso no mesmo sistema, eliminando o desperdício de água.

O uso de escoras metálicas, que têm alta durabilidade e podem ser reutilizadas muitas vezes, reduz a exploração de madeira, recurso utilizado para a fabricação de escoras mais frágeis e que apresentam uma vida útil menor.

Além destas ações, a Versátil também está investindo na instalação de painéis fotovoltaicos para a captação de energia solar, garantindo maior eficiência energética em seu processo fabril.

Quer saber mais sobre a atuação da Versátil Andaimes no setor da construção civil?

Siga a nossa empresa nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn e não perca nenhuma novidade!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil