Todas as Notícias

Entenda relação entre as práticas de ESG e o uso sustentável da água

A água é um recurso fundamental para as empresas. No Dia Mundial da Água, saiba como o ESG pode ajudar a reduzir o consumo.

Noticia Versatil em destaque


Os últimos anos marcaram mudanças significativas na sociedade, que envolvem principalmente o olhar mais atento e cuidadoso para o meio ambiente.

Essa preocupação também faz parte das empresas, que estão voltando a sua atuação para além do crescimento e sucesso do negócio.

É por esse motivo que novas estratégias de crescimento, menos nocivas com a natureza, estão em alta nas organizações, bem como a adoção de práticas sustentáveis.

Questões sobre justiça social e governança também entram na lista de prioridades.

É neste contexto que o ESG se fortalece, como uma forma de medir e avaliar a sustentabilidade e responsabilidade das empresas em relação a essas questões.

Neste artigo vamos falar mais sobre o tema e as vantagens da sua aplicação nas empresas.

O que significa ESG

A sigla ESG, que tem origem do inglês, significa a abreviação dos termos Environmental, Social e Governance, que se traduzem para o português como: ambiental, social e governança.

Essas três palavras em conjunto simbolizam a materialização da noção de sustentabilidade, que foca a responsabilidade da sociedade civil e das empresas em relação às suas ações, visando o desenvolvimento sustentável.

A sigla apareceu pela primeira vez há quase vinte anos, no ano de 2005, no relatório "Who Cares Wins" da The Global Compact.

Na ocasião, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou 20 instituições financeiras, incluindo brasileiras, para criar recomendações sobre como incluir questões de ESG em serviços de corretagem, gestão de ativos e pesquisas relacionadas.

A adoção de princípios ESG se popularizou desde então principalmente por ser uma forma efetiva de investir no futuro, com retornos financeiros a longo prazo, enquanto se cuida do meio ambiente e se promove justiça social.

Quais são os pilares do ESG?

Os pilares do ESG contemplam as suas siglas: ambiental, social e governança.

O pilar sobre meio ambiente, o “E” de Environment da sigla, orienta como as organizações refletem sobre os seus impactos ambientais e as formas que podem auxiliar no combate ao aquecimento global, redução da emissão de carbono e da poluição da água.

O pilar social, o “S”, demonstra como a empresa se comporta com responsabilidade social.

Essa responsabilidade social pode ser definida a partir de como a empresa investe em ações para a comunidade, por exemplo.

O último pilar de Governança, representado pela letra "G", está ligado às políticas de administração da empresa.

É neste pilar que a conformidade legal, transparência e ações anticorrupção serão priorizadas.

Como uma gestão voltada para o ESG influencia a empresa

A demanda pela sustentabilidade não parte apenas das empresas que estão incorporando esses princípios em seus processos.

Os consumidores também estão mais conscientes e exigentes quanto ao tema e sua relevância.

As marcas que incorporam as práticas de ESG nas suas rotinas e gestão podem fidelizar ainda mais clientes e, além disso, podem atrair investidores e outras parcerias que compartilham os mesmos cuidados com o futuro das próximas gerações.

As práticas de ESG podem também promover a redução de custos.

Isso acontece porque as iniciativas voltadas para reduzir as emissões de carbono influenciam na economia de energia e maior eficiência dos processos, o que pode reduzir custos operacionais.

Dia da Água: recurso essencial para o planeta

Discutir sobre ESG e sustentabilidade inclui diretamente repensar as maneiras que a água é utilizada em processos industriais e de empresas.

Centenas de litros de água são utilizados por dia e esse consumo desenfreado pode afetar a quantidade de água potável disponível para as gerações futuras.

É por isso que novos processos de reutilização da água podem ser implementados, tanto para contribuir para o meio ambiente quanto para diminuir os gastos de consumo de água.

A data do dia 22 de março, que é o Dia Mundial da Água, é um convite para estimular o uso sustentável dos recursos hídricos.

Foi a ONU quem criou oficialmente a celebração da data, por meio da resolução A/RES/47/193, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso consciente da água.

Em 1992, nesta mesma data, a ONU apresentou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que contém 10 artigos que trazem a necessidade de gerenciar a água de forma equilibrada entre a proteção dos recursos naturais e as demandas das indústrias, empresas sanitárias e sociais.

A água também é um bem comum da humanidade e é responsabilidade de todos conservá-la.

Como as empresas podem promover a economia de água

Existem diversas formas de repensar o consumo de água aliando esse objetivo com as práticas de ESG.

Realizar vistorias na estrutura física da empresa, especialmente em torneiras, pode indicar problemas hidráulicos que causam o desperdício.

É essencial mapear também o consumo de água na empresa e verificar em quais processos ela está sendo utilizada em maior quantidade.

Esse mapeamento detalhado vai permitir ainda a criação de um planejamento de redução de consumo efetivo.

Com pequenas atitudes, você e sua empresa podem colaborar com um meio ambiente mais saudável.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil