Obras

Instalação de telhas: o que você precisa saber

Confira no artigo como realizar a instalação de telhados de maneira correta e conheça os diferentes tipos de telhas disponíveis no mercado.

Noticia Versatil em destaque

Em uma obra, a colocação das telhas representa uma das etapas finais da construção. Por se tratar de uma fase crucial em qualquer projeto construtivo ou reforma, a instalação das telhas deve ser realizada com cuidado e atenção.

Neste artigo, iremos explorar assuntos que você precisa saber sobre a instalação de telhas, como os diferentes tipos disponíveis e os procedimentos essenciais para garantir uma montagem segura e duradoura.

Continue acompanhando para saber mais!

A importância da instalação correta de telhas

As telhas são utilizadas em projetos residenciais e comerciais para proteger a cobertura das edificações (laje ou forro) contra chuva, vento, sol, geada e demais fatores externos, bem como garantir a durabilidade da estrutura como um todo.

Quando a instalação das telhas é feita corretamente, adotando todos os procedimentos de segurança, a eficiência do telhado aumenta, já que o encaixe adequado e a maior estabilidade das telhas melhoram a vedação da estrutura que compõe o teto.

Assim, um telhado bem instalado é capaz de oferecer conforto térmico no frio e no calor, além de proteger a construção contra problemas decorrentes de intempéries, como umidade, infiltrações, goteiras, fissuras e rachaduras na estrutura da edificação.

Tipos de telhas

Pensando em levar cada vez mais segurança, durabilidade e eficiência aos clientes, o mercado da construção civil oferece diversas opções de telhas, produzidas com diferentes materiais e acabamentos, e com finalidades distintas.

Os diferentes tipos de telhas ajudam a compor o estilo e a decoração da edificação. Cores e acabamentos diversos, como fosco ou brilhante, por exemplo, constituem o estilo arquitetônico do imóvel, de acordo com o projeto ou a preferência do cliente.

Confira a seguir os diferentes tipos de telhas:

  • Telha de cerâmica
    Também conhecida como telhas de barro, as telhas de cerâmica são bastante populares no mercado brasileiro devido ao bom custo-benefício que oferecem.

    Este tipo de telha se adapta bem a climas variados, constituindo uma ótima barreira térmica contra o calor e o frio, protegendo a estrutura devido à sua impermeabilização e oferecendo maior facilidade na limpeza e manutenção.

  • Telha esmaltada
    As telhas esmaltadas são um tipo de telha de cerâmica que recebe uma camada de esmalte de acabamento, resultando em um efeito brilhoso, que também aumenta a durabilidade da peça e a torna mais resistente à umidade e infiltrações.

  • Telha ecológica
    Fabricada com materiais reciclados ou a partir de fibras naturais, a telha ecológica oferece diversas vantagens para os projetos, como menor transmissão de calor, resistência ao mofo e aos fungos, alta durabilidade e matéria-prima atóxica.

  • Telha transparente
    Também chamada de translúcida, a telha transparente costuma ser utilizada em áreas externas ou ambientes internos específicos, para garantir a entrada de luz. Este tipo de telha oferece resistência, durabilidade e proteção ultravioleta, por isso não fica amarelada quando exposta ao sol.

  • Telha de concreto
    A telha de concreto não é vendida com proteção esmaltada, por isso deve receber impermeabilização com produtos específicos para evitar infiltrações no telhado.

  • Telha de fibrocimento
    A telha de fibrocimento é fabricada a partir de cimento e fibras sintéticas, e oferece diversas vantagens, como leveza, economia, boa estética, etc. Por ser um material mais leve, este tipo de telha exerce menos peso nas vigas e pilares da estrutura.

    Além disso, as telhas de fibrocimento são fáceis de instalar e mais acessíveis, reduzindo o custo total da obra. Outras características da telha de fibrocimento são: boa acústica; durabilidade; resistência; e variedade de modelos, tamanhos e espessuras.

Como fazer a instalação correta de telhas?

Agora que você conferiu os diferentes tipos de telhas que o mercado oferece para o seu projeto construtivo, é hora de fazer a instalação dessas peças. Mas como instalar as telhas corretamente?

A construção do telhado e a instalação das telhas são atividades realizadas em altura, que demandam máxima atenção com os itens e procedimentos de segurança.

Além dos cuidados com a segurança, é preciso se atentar para o tipo de telha escolhido, já que cada modelo pode apresentar uma forma de instalação diferente.

Com a definição das linhas do telhado, cumeeiras, calhas e cortes, já é possível começar a instalação do telhado.

Confira quais etapas seguir para fazer a instalação correta as telhas:

  • Montagem
    Com a estrutura de madeira já fixada e instalada, é hora de iniciar o processo de montagem das telhas.

    Na instalação de telhas onduladas, por exemplo, a montagem deve começar do ponto mais baixo até o mais alto. Os dois lados devem ser encaixados simultaneamente até o encontro das últimas fileiras superiores com as cumeeiras.

    Mas atenção às seguintes indicações de segurança antes de realizar a montagem:

    - Se a estrutura do telhado estiver molhada, a instalação não deve ser feita;
    - É preciso ter atenção com a rede elétrica;
    - O local ao redor e abaixo do telhado deverão ser isolados;
    - É fundamental utilizar cinto de segurança e cabo-guia durante a montagem.

  • Recobrimento
    O recobrimento é realizado para garantir a vedação completa do telhado. Nesta etapa, é preciso ter muita atenção para seguir os valores de base.

    No recobrimento longitudinal (sobreposição das telhas no sentido de seu comprimento), o valor usado como base é de 20 cm. Já no recobrimento lateral (sobreposição das telhas no sentido da sua largura), o valor de base é de 5 cm.

  • Corte de canto
    O corte de canto é realizado na sobreposição de quatro telhas, com a finalidade de garantir o melhor encaixe e assegurar uma cobertura eficiente.

    Na finalização, as telhas são sobrepostas e o corte de canto é realizado também nas cumeeiras.

  • Fixação
    A fixação é um passo muito importante, pois garante a estabilidade do telhado e evita que as telhas se soltem.

    Durante esta etapa, é necessário utilizar brocas específicas para telhas — pregos nunca devem ser usados — e realizar a fixação com cuidado e técnica para não trincar as peças.

    É importante ressaltar que as brocas devem ser compatíveis com o tipo de telha e o projeto.

Instalação segura de telhados com andaimes

A instalação adequada de telhados não envolve apenas funcionalidade e estética. A segurança deve estar presente em todas as etapas dos trabalhos realizados em telhados, como projetos de instalação, reparo ou manutenção.

E para garantir uma montagem segura e funcional, é essencial contar com andaimes adequados. Afinal, estas estruturas oferecem o suporte necessário para os trabalhadores realizarem as atividades em altura de forma segura e eficiente.

Com o uso de andaimes, é possível ter uma plataforma estável para a execução do trabalho, reduzindo o risco de quedas e acidentes.

Além disso, os andaimes facilitam o acesso a diferentes áreas do telhado, permitindo uma instalação de telhas de maneira mais uniforme.

Mas para aproveitar a praticidade que os andaimes oferecem, é preciso seguir corretamente as orientações de instalação das estruturas. Isso inclui garantir que os andaimes estejam devidamente nivelados, bem como utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, como capacetes, cintos de segurança e dispositivos antiqueda.

Locação de andaimes é com a Versátil

Como mencionamos, a instalação das telhas é uma etapa crucial em qualquer processo de construção ou reforma. E para assegurar a integridade dos trabalhadores e a eficiência do trabalho nesta etapa, é fundamental contar com andaimes de qualidade, devidamente testados e aprovados conforme as normas vigentes.

Especializada em soluções de acesso seguro à altura, a Versátil oferece um amplo portfólio com diferentes opções de andaimes para atender a diferentes demandas.

Todos os equipamentos da Versátil são aprovados conforme a NR-18 e passam por processos regulares de manutenção, garantindo as melhores peças para os projetos dos clientes.

Com os andaimes da Versátil, os profissionais podem realizar a instalação de telhados com segurança e precisão, além de aproveitar a tranquilidade de poder confiar em equipamentos de alta qualidade e que atendem a todos os padrões de segurança.

Na hora de planejar sua próxima obra ou reforma, escolha o parceiro certo para garantir o sucesso do projeto; escolha a Versátil Andaimes!

Entre em contato com nossos consultores e solicite um orçamento.

Gostou do artigo de hoje?

No blog da Versátil, você encontra muitos outros conteúdos sobre construção civil, andaimes, locação de equipamentos e mais!

Acompanhe a Versátil também nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Tags:

Andaimes Obras

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Vem aí a primeira edição da Analoc Rental Show

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Qualidade Versátil

Manutenção e revisão dos equipamentos

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Manutenção

Limpeza de calha: como fazer

Confira no artigo a importância de realizar a limpeza de calha e descubra como fazer essa atividade com segurança e eficiência.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Maior controle nas obras: 5 indicadores de desempenho para acompanhar

Confira no artigo os cinco principais indicadores de desempenho utilizados para acompanhar a performance dos projetos na construção civil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Sistemas construtivos: vantagens e desvantagens

Conheça os diferentes tipos de sistemas construtivos e as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil