Andaimes

5 dicas para alugar andaimes fachadeiros

O Andaime Fachadeiro é um dos equipamentos mais importantes para executar serviços em fachadas, como pintura, revestimento e manutenção. Mas é preciso ter alguns cuidados na locação!

Noticia Versatil em destaque

O Andaime Fachadeiro é um dos equipamentos mais importantes para executar serviços em fachadas, como pintura, revestimento e manutenção. Fácil de montar e com ótima amplitude na plataforma de trabalho, o equipamento exige alguns cuidados na locação.

Afinal, um dos objetivos primordiais do uso deste tipo de andaime na execução do serviço é garantir maior segurança para os trabalhadores. Outro diferencial é a possibilidade de criar um corredor livre para o trânsito de pessoas e materiais ao longo da fachada, o que resulta em um trabalho contínuo e mais produtivo.

Então, na hora de alugar andaimes fachadeiros, fique atento a algumas dicas!

O que levar em consideração antes de alugar andaimes fachadeiros?

1 - Atenção ao planejamento antes da locação

Se você precisa alugar andaimes fachadeiros, o primeiro passo é definir o melhor modelo após analisar o canteiro de obras para saber a metragem necessária, tempo de utilização e montagem.

Esse cuidado é importante pois, dependendo do tipo de serviço e da altura do serviço, podem ser necessárias algumas adaptações ou combinação de modelos. Para evitar desperdício de tempo e dinheiro, planeje a locação com antecedência.

2 - Faça o orçamento da locação de andaimes fachadeiros com critério

Não adianta escolher o que sai mais barato e esperar que tudo dê certo! Conforme apontamos, alugar um andaime fachadeiro é uma decisão que envolve não só a realização de um serviço eficiente, mas também a segurança de todos os trabalhadores envolvidos na execução.

Portanto, você deve analisar diversos critérios antes de fechar o aluguel, como a metragem da fachada, tempo de utilização, complexidade do serviço e credibilidade da empresa no mercado. Esse último quesito é um dos mais importantes, já que o equipamento precisa estar sempre atualizado e ter passado por revisões periódicas.

Também é recomendado avaliar a procedência do equipamento, através da identificação do fabricante e referência do tipo, lote e ano de fabricação em painéis, tubos, pisos e contraventamentos dos andaimes.

3 - Faça o agendamento do transporte e montagem

Outro fator determinante para o sucesso da execução do serviço com um andaime fachadeiro é a logística envolvida com o transporte e a montagem do equipamento.

Esse é um detalhe fundamental, até para lidar com possíveis imprevistos, como a necessidade de substituir acessórios durante o andamento da obra. Por isso, cheque se o contrato contempla esse tipo de cobertura.

4 - Prepare a área onde será feita a montagem

Para garantir a segurança durante a execução do serviço, também é preciso ter atenção com os cuidados na montagem do andaime. Isso envolve a preparação da área onde o equipamento será inserido, especialmente quanto ao nivelamento e limpeza para minimizar os riscos de acidentes.

Também é fundamental planejar a sinalização da plataforma de trabalho para evitar a circulação de pessoas não autorizadas no entorno.

5 - Consulte as determinações da NR-18

A NR-18 é a norma regulamentadora que estabelece as condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da Construção. Por isso, ao alugar andaimes fachadeiros, necessita-se consultar todas as determinações para o uso do equipamento.

Entre as exigências, a norma aponta que o peso deve ser distribuído de forma uniforme sem obstruir a passagem de pessoas e com o espaço limitado pela forração da plataforma de trabalho. Também é necessário que os encaixes das peças sejam presos com travas de segurança.

Procura uma empresa especializada em locação de andaimes fachadeiros?

A Versátil Andaimes é uma empresa especializada em engenharia de acesso à altura e segurança.

Com mais de três décadas de experiência no mercado, possui uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos, além de soluções técnicas e economicamente viáveis para atender às mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.

Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

Clique aqui para solicitar uma proposta personalizada para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil