Todas as Notícias

Melhor cidade do Brasil para morar, Joinville atrai investimentos em construção

Entenda porque Joinville ganhou o novo título de "Melhor Cidade do Brasil'' e os benefícios de investir na cidade.

Noticia Versatil em destaque

Localizada na região norte de Santa Catarina, Joinville é a maior cidade do estado e fica até mesmo à frente da capital Florianópolis em área territorial. Recentemente, a cidade ganhou o novo título de "Melhor Cidade do Brasil'' e endossou os investimentos realizados nos últimos anos para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O reconhecimento foi publicado pela Revista IstoÉ no final do mês de junho com o ranking das "Melhores Cidades do Brasil 2022". De acordo com a publicação, Joinville foi eleita a primeira colocada entre as cidades brasileiras de grande porte, ocupando também o 1º lugar no Top 50 Geral.

A pesquisa foi realizada pela Austin Rating que, em 2015, já havia colocado Joinville em segundo lugar no ranking das melhores do Brasil. Agora, em 2022, a cidade ocupa o topo da classificação após se destacar em diversos índices pertinentes às áreas social, econômica, fiscal e digital.

O que faz Joinville ser a melhor cidade do Brasil para morar?

Garantir o 1º lugar em um ranking tão importante como esse não é por acaso. Afinal, desde 2021, Joinville reforçou os investimentos na segurança e bem-estar dos seus cidadãos.

A cidade conta com cerca de 604 mil habitantes e possui um elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano que combina três dimensões: grau de escolaridade, renda e nível de saúde) e ocupa a 21ª posição nacional. Além disso, é a terceira maior economia da região sul do Brasil.

Mais do que a “Melhor Cidade do Brasil”, Joinville já ostenta há algum tempo outros títulos importantes, que a projetam Brasil afora, como “Cidade da Dança”. O município catarinense é conhecido por sediar o Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo, tendo também em seu currículo a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (a única no mundo fora da Rússia).

Outros “apelidos” são “Manchester Catarinense”, devido ao vínculo industrial similar ao da cidade inglesa, “Cidade das Flores”, em razão da influência alemã e “Cidade dos Príncipes”, história antiga lá do tempo de Dom Pedro I. Em resumo, ao se casar com um príncipe francês, a filha de Dom Pedro I recebeu como dote um terreno perto da colônia de São Francisco, que mais tarde se tornou Joinville.

Vale a pena investir em Joinville?

Listamos 8 motivos para você começar a prestar mais atenção na cidade catarinense. Confira abaixo.

1. Título de 'Melhor Cidade do Brasil' em 2022

Como citamos acima, após o título de 'Melhor Cidade do Brasil' ser concedido a Joinville, de acordo com a Revista IstoÉ, coloca o município em outro patamar em diversos aspectos. Assim sendo um lugar no Brasil ideal para pensar em investimentos.

2. Alta qualidade de vida

Um dos aspectos que mais reforça as vantagens de investir em Joinville é a qualidade de vida dos seus moradores, reforçado pelo IDH, conforme mencionamos. A cidade é bastante atrativa para as famílias que buscam mais tranquilidade e segurança.

3. Cidade empreendedora

Joinville faz parte de muitos rankings importantes. Entre eles, está o Índice de Cidades Empreendedoras 2022, no qual o município conquistou a 9ª posição. A geração de empregos é um dos quesitos avaliados.

É também a cidade mais industrial de todas do estado, fator relevante para a economia. As atividades abrangem os setores têxtil, químico, metalúrgico, bem como áreas da tecnologia com desenvolvimento de softwares. Este é um quesito importante que coloca Joinville numa posição de cidade inovadora, o que atrai cada vez mais startups.

4. Educação

Motivo de orgulho para seus cidadãos, Joinville tem a melhor educação pública do seu estado. Já no Ensino Superior, os cursos de engenharia se destacam na Universidade do Estado de Santa Catarina.

5. Cultura, lazer e turismo durante todo o ano

A cidade é completa em todos os aspectos culturais. Durante todo ano, o município recebe importantes eventos e atividades para todos os gostos.

Considerada a “Cidade da Dança” desde os anos 1980 e reconhecida como Capital Nacional da Dança em lei federal de 2016, o município é sede do maior festival de dança do mundo e da única escola Bolshoi fora da Rússia.

Além desse importante título, Joinville agrada a todos com seus centros de compras, teatros, museus, bares e pubs, restaurantes variados, boates e muito mais. Outro evento que merece destaque e atrai turistas de todo o país é a Bierville, a famosa Festa da Cerveja, equivalente à tradicional Oktoberfest de Blumenau.

6. Localização privilegiada

Situada no litoral catarinense, a cerca de duas horas das grandes capitais Florianópolis e Curitiba, Joinville também é muito próxima de importantes cidades catarinenses, como Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul.

7. Infraestrutura

O sistema de mobilidade da cidade tem grande destaque por oferecer acessos por rodovia federal duplicada e linhas férreas. A proximidade de Joinville com os portos de Itajaí e Navegantes é ponto fundamental na sua infraestrutura de qualidade e economia.

O município possui um aeroporto referência (Lauro Carneiro de Loyola - JOI) e outros três em um raio de 200 km (Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba; Aeroporto Internacional de Navegantes, em Navegantes; Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis).

8. Mercado da construção civil aquecido

Um dos motivos que elevam a cidade de Joinville e a colocam na rota dos investimentos é o aquecimento do mercado imobiliário e da construção civil, fatores que geram mais emprego e atraem ainda mais pessoas para a região.

Segundo estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica para SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Joinville demonstra um mercado imobiliário bastante aquecido. A construção civil vem crescendo e a cidade bateu recorde em número de empreendimentos lançados, vendas e valorização do metro quadrado.

Alguns aspectos contribuem para estes dados: a queda dos juros e a solidez do investimento e o fato de que as famílias têm buscado lugares com maior qualidade de vida e bem-estar para se viver.

Uma localidade importante da região, é a Baía do Bitonga, parte litorânea da cidade e um dos estuários mais importantes do estado. A região ganha cada vez mais destaque neste setor, visto que é uma área promissora que atrai turistas e praticantes de atividades náuticas, além de se fortalecer por seus restaurantes especializados em frutos do mar.

Ou seja, não faltam motivos para investir em Joinville, especialmente para os empresários que buscam novas oportunidades de fazer excelentes negócios na construção civil.

Gostou do artigo?

No blog da Versátil Andaimes, você confere diversos outros conteúdos relacionados à construção civil. Clique aqui para acessar!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil