Equipamento

A importância da agulha de pilar para travamento de fôrmas

Descubra como o uso da agulha é importante na construção civil e quais são as suas vantagens para as obras.

Noticia Versatil em destaque

A área da construção civil, além de demandar uma série de conhecimentos técnicos e específicos, prioriza a segurança em todas as etapas, desde a elaboração de projetos até a execução de obras.

Em cada uma das etapas é preciso ter o máximo de cuidado e atenção aos detalhes, especialmente quando o assunto é o travamento de fôrmas, em que é utilizada a agulha de pilar.

A agulha de pilar é essencial para assegurar a estabilidade e a resistência das estruturas durante a fase de concretagem.

A seguir, vamos explorar a importância da agulha de pilar e como ela desempenha um papel crucial na segurança e sucesso de obras.

O que é agulha de pilar

A agulha de pilar é um dispositivo usado na construção para garantir a sustentação temporária das fôrmas de concreto durante a sua solidificação. “forma de pilares, vigas e paredes”

O seu formato consiste em uma haste metálica ajustável que é inserida entre as fôrmas, oferecendo um suporte estável e resistente.

Esse equipamento é extremamente importante tanto para proporcionar segurança aos trabalhadores, quanto para a precisão e qualidade do resultado final da estrutura, evitando deformações e garantindo um acabamento sem defeitos.

As vantagens do uso da agulha de pilar

Quando optam pelo uso da agulha de pilar para o travamento de fôrmas, as empresas de construção podem contar com diversas vantagens.

A primeira delas, como já mencionamos, é a segurança e estabilidade, que faz com que os processos em que será empregada sejam mais rápidos.

Outro benefício crucial é a agilidade na montagem e desmontagem das fôrmas, proporcionada pela agulha de pilar, que resulta em maior produtividade no canteiro de obras.

Como utilizar a agulha de pilar

As agulhas utilizadas para o travamento de fôrmas são produzidas em bitolas principais, como 1/2, 3/4 e 5/8.

Na maior parte dos casos, elas são desenvolvidas em barras de seis metros, que podem ser cortadas conforme a necessidade de uso, garantindo o tamanho adequado para cada aplicação.

Para fixá-las, é comum utilizar um flange soldado em uma das extremidades e uma porca borboleta de tamanho 5/8 para ajuste.

O uso de duas porcas de 5/8 também é feito para assegurar o travamento da agulha na fôrma que receberá o concreto.

Nesse processo, outra ferramenta - a viga alinhadora - pode ser empregada para aumentar a precisão do trabalho de travamento de colunas.

O travamento de fôrmas em diversas estruturas, como pilares, vigas, muros e alicerces, tanto em construções residenciais, comerciais e industriais, quanto em pontes e outras obras que requerem a utilização de concreto e demanda o uso da agulha de pilar.

Acesse nosso site e conheça os serviços de locação de equipamentos.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil