Escoras metálicas

Locação de escoras: tudo que você precisa saber

Saiba como é feita a locação de escoras e quais os seus benefícios.

Noticia Versatil em destaque

Os profissionais que atuam na construção civil, ao realizar as suas funções, costumam desenvolver um olhar atento para uma série de detalhes.

Estes detalhes interferem no sucesso da obra, mas não apenas isso. A atenção voltada para a segurança dos funcionários também é extremamente importante, e precisa ser levada em consideração em todas as fases da construção.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da segurança e também sobre as escoras, seus tipos e como fazer a locação delas.

Continue a leitura!

A importância do planejamento de segurança em canteiros de obras

Mesmo com a conscientização sobre a importância da segurança na construção civil, por ano, no Brasil, são registrados centenas de acidentes envolvendo trabalhadores de obras.

A comprovação disso é que a área de construção é classificada como o segmento com a maior ameaça de acidentes no trabalho, segundo a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da Organização Mundial do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), mostram que o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) no ano passado. Estes casos representam um aumento de 30% se comparados com 2020.

Já no período entre os anos de 2012 e 2021, foram registradas 22,9 mil mortes.

Diante destes números, não é apenas o bem-estar e a proteção dos trabalhadores que são impactados.

As concessões de auxílio-doença por acidentes, em 2021, representou o número de 153,3 mil e as aposentadorias por invalidez representaram 4,1 mil deferimentos.

Estes dados demonstram o quanto o planejamento de segurança em canteiros de obras é uma medida extremamente relevante, uma vez que afeta também os cofres públicos, além da vida, da saúde e rotina de milhares de famílias em todo o país.

O que é planejamento de segurança

Para evitar acidentes é necessário criar um planejamento de segurança. Contudo, um planejamento eficiente demanda algumas etapas que precisam ser seguidas. São elas:

  • Realização de treinamentos

Os profissionais que frequentam o canteiro de obras, independente do período que ficam nesses lugares, precisam passar por um treinamento de segurança.

Estes treinamentos devem conter orientações sobre o uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), prática indicada no uso de determinados aparelhos, ferramentas ou máquinas.

  • Uso constante de Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)

Além de serem obrigatórios, estes equipamentos garantem a segurança dos colaboradores, já que foram justamente desenvolvidos para esse objetivo.

Mas, apenas disponibilizar os equipamentos não é o suficiente.

No primeiro item que mencionamos, o de treinamento, destaca a importância da orientação sobre o uso correto desses equipamentos. Assim, garante-se a proteção correta e completa dos profissionais.

  • Atenção para normas regulamentadoras

As normas regulamentadoras também dizem respeito à segurança. Por isso, precisam ser priorizadas durante a execução de projetos, durante todas as suas fases.

  • Manutenção preventiva periódica

É bastante comum que algumas ferramentas e máquinas sejam alugadas para redução de custos de uma obra.

Neste contexto, é imprescindível conferir com a empresa locadora se os equipamentos passam por manutenções preventivas.

  • Organização do canteiro de obras

Este ponto parece bastante óbvio, mas reforçá-lo nunca é demais.

Equipamentos em lugares inadequados ou produtos armazenados incorretamente podem causar acidentes, além de incômodos para quem circula pelo canteiro.

  • Investimento em software de monitoramento

A tecnologia na construção civil evoluiu muito nos últimos anos, principalmente no aperfeiçoamento de processos e criação de softwares.

O monitoramento, por exemplo, pode ser feito com uma facilidade muito maior do que era feito anos atrás.

É possível acompanhar o desenvolvimento de etapas em tempo real, o que auxilia no processo de tomada de decisões e aumenta a produtividade.

Como fazer o acompanhamento dos critérios de segurança em obras

Depois de conferir itens importantes e que fazem parte do planejamento de segurança, é preciso saber como realizar o acompanhamento e se certificar de que essas medidas estão sendo cumpridas.

As etapas presentes em obras precisam contar com fluxos bem organizados, já que isso influencia também na prevenção de acidentes.

Abaixo, listamos alguns pontos importantes para saber se a segurança está sendo priorizada:

Observe como é feita a movimentação nos canteiros

A existência de locais apropriados para os colaboradores colocarem seus equipamentos de proteção antes de passarem por locais perigosos é essencial. Além disso, esses locais precisam ser de fácil acesso e bem sinalizados.

Os entulhos devem ser descartados com segurança e distantes da circulação intensa de pessoas.

O maquinário de grande porte também é outro ponto que merece atenção. O caminho a ser percorrido com estes equipamentos demanda sinalização e espaço adequado para a circulação de funcionários.

Esteja constantemente ciente sobre o número de afastamentos

A quantidade de afastamento dos funcionários se relaciona, muitas vezes, com acidentes de trabalho.

É por esse motivo que acompanhar as causas destes afastamentos é essencial para entender se a segurança está sendo levada à risca durante a rotina de trabalho.

A NR 18 

Ainda sobre segurança, a menção da Norma Regulamentadora NR 18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção faz parte do planejamento de segurança de canteiros de obras.

Sua função de gestão de segurança garante a integridade física dos trabalhadores e também define as obrigações daqueles que administram as obras.

A NR-18 é formada por 87 tópicos, em que estão presentes orientações relacionadas a ambulatórios, instalações sanitárias, cozinha e outros ambientes de trabalho.

Nela são descritas boas práticas sobre o estoque de produtos, EPIs e EPCs, estruturas de concreto e metal, etc.

A correta execução das orientações propostas pela NR 18 garante a melhoria das condições de trabalho, além do aspecto da segurança.

As vantagens da locação de equipamentos na construção civil

Comprar maquinário e outros equipamentos para obras pode ter um custo bastante elevado.

Neste contexto, a locação de equipamentos é uma alternativa segura e bastante viável, por isso separamos algumas das principais vantagens deste investimento.

  • Custos reduzidos

Imagine comprar todos os equipamentos que uma obra demanda? O custo seria elevado, sem contar com a possibilidade destes materiais não serem utilizados em outros projetos.

Pensando nisso, a locação é a melhor opção em relação a gastos.


Existem muitas empresas deste segmento, ou seja, os preços podem ser comparados para encontrar aquele que se encaixa melhor no orçamento.

  • Equipamentos de qualidade e funcionais

Um outro benefício de alugar equipamentos é contar com ferramentas de qualidade, visto que as empresas de locação estão sempre renovando os seus materiais, com tecnologia e melhor usabilidade.

  • Aumento de produtividade

Equipamentos alugados, por passarem por constantes manutenções, conseguem ser muito mais produtivos e seguros.

A locação de escoras

A locação de escoras é muito importante para realizar uma sustentação temporária do teto enquanto a obra é executada, sem contar que esses equipamentos suportam um peso bastante elevado.

Como é feito o escoramento de laje

O escoramento deve ser feito antes da inserção de vigas com o apoio de bases firmes, contra pisos, para que não aconteçam acidentes.

Não é permitido deixar espaços com mais de 1,3 m sem escoras.

Se por acaso o vão que será assegurado pela laje for menor que 3,40 m, é necessário colocar uma fila de pontaletes para escorar as vigotas.

Já uma medida maior, de 3,40 m a 5 m, existe a necessidade de organizar as vigotas com duas fileiras de pontaletes.

Dessa maneira, a laje ficará curvada para o lado de cima, formando a contra-flecha, que é recomendada pelos fabricantes.

  • Escoras metálicas

Esse tipo de escora de metal são muito resistentes e práticas.

A montagem e desmontagem é simplificada e intuitiva, suportando cargas de até dez toneladas por torre, em situações comuns.

Esta flexibilidade permite que possam ser suportadas estruturas tanto de concreto pré-moldado quanto de lajes que sejam pré-fabricadas.

A sua flexibilidade possibilita o ajuste a diferentes espaços físicos, resultando em uma construção estável e reta.

É importante lembrar que apenas as escoras não conseguem garantir toda a sustentação de uma construção sozinhas. O escoramento conta com torres e outros componentes que servem como apoio do alinhamento e também sustentação.

Locação de escoras é na Versátil

Depois de toda esta explicação, fica evidente a importância das escoras para a sustentação de construções.

E em termos de comparação, as escoras metálicas oferecem uma maior segurança e menos variações, o que é primordial em obras com lajes.

Há 35 anos, a Versátil Andaimes e Escoramentos disponibiliza equipamentos para construção civil.

Todos os equipamentos, incluindo as escoras metálicas, passam por revisões e controle de qualidade constantes.

As revisões seguem as normativas da NR 18, garantindo segurança no manuseio e qualidade no funcionamento dos equipamentos locados.

Já são dezenas de obras que contam com a Versátil Andaimes e Escoramentos como parceira.

A confiança criada permitiu que os projetos pudessem ser desenvolvidos com segurança.

Entre em contato com a nossa equipe para falar sobre o seu projeto.

 

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil