Construção Civil

Fundação na construção civil: tudo o que você precisa saber

Entenda o que é e como funciona a fundação na construção civil, assim como os principais tipos e sua importância.

Noticia Versatil em destaque

Quando falamos em construção civil, um dos fatores mais importantes para garantir a segurança é a fundação. Ela precisa ser forte o suficiente para suportar o peso da edificação, seja uma casa ou um prédio.

Mas, o que muitas pessoas nem imaginam é que o tipo de fundação escolhido para uma construção específica vai depender de alguns fatores, como a localização, clima, condições de solo e umidade e, claro, o orçamento disponível para o projeto.

Para entendermos melhor o papel da fundação na construção civil e como fazer a melhor escolha entre os variados tipos, continue a leitura!

Entenda o que é uma fundação na construção civil

Também conhecida como alicerce, a fundação é a estrutura responsável por suportar o peso e manter a construção nivelada no terreno, além de garantir a sua fixação no solo.

Seus elementos são pensados para receber a carga da edificação, bem como as condições climáticas do ambiente - uma função que abrange resistir aos movimentos do solo e do vento, além da umidade causada por pressão da água e solo lateral.

Diante da importância da fundação para a segurança da obra, sua escolha deve ser feita por um engenheiro capacitado para a função. Isso porque a escolha errada de uma função pode acarretar em graves problemas para a estrutura da edificação, o que é um enorme risco para as pessoas que irão viver e/ou trabalhar no local e arredores.

Quais são os tipos de fundação?

As fundações são classificadas em diretas e indiretas, que se diferem em um ponto principal: a forma como o peso sobre a estrutura onde se apoia é transferida para o solo.

1) Direta: quando a carga estrutural atinge diretamente o solo. Nela, o centro de gravidade da fundação coincide também com o do elemento transmissor da carga. Com menos de 3 metros de profundidade, esse tipo de fundação também é chamada de superficial.

2) Indireta: quando a carga é transmitida para o terreno pela base, sua lateral ou uma combinação de ambas. A profundidade do assentamento é superior ao dobro da sua menor dimensão em planta. Profundas e utilizadas em grandes construções, as fundações indiretas possuem mais de 6 metros de profundidade, normalmente.

Agora, vamos conhecer os tipos de fundação dentro de cada uma dessas classificações.

Fundação direta: conheça os tipos de fundação superficial

A fundação direta pode ser dividida em: sapata, viga baldrame e radier.

Sapata

Elemento de fundação que tem a sua base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal. São dimensionadas para que a tensão de tração que atua sobre a fundação resista na armadura e não no concreto.

É um tipo de fundação direta recomendada normalmente para solos com boa capacidade de carga superficial e com capacidade para absorver as tensões geradas pela edificação sem demandar uma área grande de contato com o solo.

A sapata é subdividida em:

  • Sapata isolada: é o tipo mais comum na construção civil. Suportam a carga de um único pilar ou coluna, podendo ser no formato quadrado, retangular, circular, entre outros.
  • Sapata corrida: projetada para suportar a carga de elementos alongados com distribuição de peso linear, como paredes e muros.
  • Sapata associada: bastante utilizadas quando a posição de duas sapatas isoladas está muito próxima uma da outra, seja por falta de espaço ou escolha da estrutura.

Viga Baldrame

A Viga Baldrame é uma fundação de apoio. Rasa, feita de concreto armado e formato retangular, ela fica abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da edificação.

Sua função é conectar sapatas isoladas para distribuir melhor o peso da construção. Outro ponto importante é contribuir para um melhor travamento das colunas ou pilares. Apesar de ser uma fundação superficial, ela pode ser usada como único apoio em casas pequenas com solo firme.

Radier

O radier remete a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. É feito de concreto armado ou protendido, sendo fixado abaixo da casa e em contato com o solo para receber a carga oriunda dos pilares e paredes.

Recomendado para solos com pouca capacidade de suporte superficial, o radier é um tipo econômico de fundação até pela sua capacidade de distribuir as tensões da edificação de maneira eficaz.

Blocos

Esse tipo de fundação consiste em blocos de concreto sem armadura, com base quadrada ou retangular. Funcionam da mesma forma que as sapatas: a área de contato com o solo é responsável por absorver o impacto da carga da edificação. Os blocos são bastante utilizados em obras de pequeno e médio porte.

Fundação indireta: conheça os tipos de fundação profunda

Agora chegou o momento de conhecer as características das fundações indiretas, que são subdivididas em caixões, estacas e tubulões.

Caixões

Em formato de prisma, os caixões são concretados na superfície do terreno. A instalação é feita através de escavação interna, com a utilização ou não de ar comprimido. Atualmente, é o tipo de fundação mais utilizado nas obras executadas no Brasil pela sua indicação para a construção de grandes obras e prédios.

Estacas

Indicada para solos com pouca resistência, a fundação com estacas é caracterizada pelo grande comprimento e seções transversais pequenas, podendo ser cravadas ou perfuradas a fim de procurar uma base firme em solos instáveis.

As estacas podem ser de concreto pré-moldadas, metálicas (atingem maior profundidade) e do tipo franki (moldada no próprio local de execução).

Tubulões

De forma prismática, os tubulões são elementos de fundação profunda, concretados na superfície e instalados por escavação interna. Têm formato cilíndrico e precisam da descida de um operário para a execução em sua base, uma instalação perigosa e que exige alta capacitação.

Como escolher o tipo de fundação na construção civil?

Conforme já apontamos no início do texto, o tipo de fundação deve ser escolhido a partir de critérios técnicos por um engenheiro, que vai considerar questões como:

  • Proximidade, estado de conservação e fundação utilizada nos edifícios nos arredores;
  • Questões climáticas da região e características do subsolo;
  • Nível de grandeza das cargas transmitidas à fundação;
  • Os tipos de fundações existentes no mercado e indicados para o local.

O cliente também terá um papel nessa escolha, já que o tipo de fundação impacta no orçamento da construção. Mas, o principal critério deve ser a garantia de uma fundação sólida e de alta durabilidade, que possa suportar o peso da edificação pretendida.

Gostou do artigo?

No blog da Versátil Andaimes e Escoramentos, você confere diversos outros conteúdos relacionados à segurança do trabalho e a boas práticas na construção civil.

E para garantir a integridade da sua equipe no canteiro de obras, conte com os equipamentos da Versátil. Nossos andaimes, escoras e demais produtos são certificados e aprovados conforme a NR-18 e apresentam alta qualidade e manutenção em dia.

Acesse nosso site e alugue os melhores equipamentos para construção civil para realizar o seu projeto.

 

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil