Entre em contato com a Versátil

Todas as Notícias

Como o BIM e a realidade aumentada agregam aos projetos de engenharia

BIM e realidade aumentada são dois conceitos importantes para quem deseja otimizar os processos na construção civil, tornando os projetos mais assertivos e eficientes.

Noticia Versatil em destaque

Se você chegou aqui é porque quer saber mais sobre BIM e realidade aumentada. O que esses dois conceitos têm em comum?

Para isso, primeiramente, temos que entender o que é BIM e o que é realidade aumentada. Continue nesse artigo para saber mais sobre o assunto!

BIM e realidade aumentada: entenda os conceitos

Para começar a compreender o porquê desses dois conceitos andarem juntos na construção civil é preciso saber o que cada um significa. Vamos lá!

BIM é a sigla para Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações da Construção. Para ficar ainda mais claro, o BIM permite que uma obra possa ser visualizada tridimensionalmente, a partir da modelagem virtual do projeto. Até aí tudo bem, certo?

Mas então, onde entra a realidade aumentada (RA) nessa jogada? É por meio da RA que podemos interagir com o projeto no local da construção.

Então, podemos explicar realidade aumentada como algo que inclui elementos virtuais à nossa visão da realidade, ou seja, o mundo virtual é misturado ao real.

Ainda assim, cabe deixar claro aqui que realidade aumentada é diferente de realidade virtual. Uma vez que realidade virtual independe do mundo real, ou seja, é criado um ambiente digital e virtual. Já a realidade aumentada vai além do virtual, integrando elementos digitais ao mundo real.

Voltando aos projetos de construção civil, é por meio da realidade aumentada que os modelos BIM podem ser melhor entendidos e visualizados.

Em outras palavras, o projeto é otimizado e se torna mais assertivo, já que aspectos como dimensão e compatibilidade são mais facilmente assimilados.

Vantagens de aplicar as terminologias BIM e RA à construção civil

Conseguiu compreender os conceitos de BIM e realidade aumentada até aqui? Agora vamos entender quais são as vantagens de aplicar estas terminologias à construção civil.

Você já deve ter percebido o quanto o mundo é digital nos dias atuais. Tudo envolve o online, o digital, as redes sociais, o imediatismo. Com um clique, um toque que seja, é possível acessar uma enxurrada de informações.

Hoje, precisamos ser ágeis e dinâmicos a fim de potencializar e incrementar os processos, a fim de torná-los mais assertivos.

Tendo em vista essa nova realidade, o BIM e a RA chegam para agregar ainda mais valor à construção civil. Sendo assim, veja a seguir as vantagens do uso dos modelos:

Em projetos: a utilização da realidade aumentada (RA) na modelagem em BIM minimiza os erros de projetos complexos e oferece uma visualização em relação a dimensões, posicionamento, tipos de produtos, entre outros aspectos.

Treinamentos: as metodologias de BIM e realidade aumentada são usadas para qualificar a mão de obra, já que permitem uma idealização do projeto para simulações ou realizar testes.

Canteiro de obras: um projeto de realidade aumentada permite que no canteiro os profissionais da construção civil, desde o engenheiro, o mestre de obras ao pedreiro, possam visualizar todas as camadas do planejamento em várias dimensões. Assim, é possível compreender melhor todo o projeto, o que facilita sua execução e minimiza possíveis erros, além de economizar recursos e tempo.

Experiência do cliente: uma obra visualizada em BIM e realidade aumentada é muito mais interessante na apresentação do projeto ao cliente. A experiência imersiva criada é, sem dúvidas, um perfeito recurso para atrair o cliente e também investidores.

O futuro na construção civil já chegou! O BIM já não é um conceito novo para a área, e é tão importante quanto a própria realidade aumentada, já que são metodologias relevantes e que agregam valor a um projeto, facilitando desde a sua execução, ao gerenciamento da obra e apresentação ao cliente.

Busca soluções para otimizar as atividades do seu projeto?

A Versátil pode te ajudar! Contamos com equipamentos de conta e atendimento personalizado para te auxiliar em todos os processos. Clique aqui e conheça de perto o nosso catálogo.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil