Entre em contato com a Versátil

Todas as Notícias

Como o BIM e a realidade aumentada agregam aos projetos de engenharia

BIM e realidade aumentada são dois conceitos importantes para quem deseja otimizar os processos na construção civil, tornando os projetos mais assertivos e eficientes.

Noticia Versatil em destaque

Se você chegou aqui é porque quer saber mais sobre BIM e realidade aumentada. O que esses dois conceitos têm em comum?

Para isso, primeiramente, temos que entender o que é BIM e o que é realidade aumentada. Continue nesse artigo para saber mais sobre o assunto!

BIM e realidade aumentada: entenda os conceitos

Para começar a compreender o porquê desses dois conceitos andarem juntos na construção civil é preciso saber o que cada um significa. Vamos lá!

BIM é a sigla para Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações da Construção. Para ficar ainda mais claro, o BIM permite que uma obra possa ser visualizada tridimensionalmente, a partir da modelagem virtual do projeto. Até aí tudo bem, certo?

Mas então, onde entra a realidade aumentada (RA) nessa jogada? É por meio da RA que podemos interagir com o projeto no local da construção.

Então, podemos explicar realidade aumentada como algo que inclui elementos virtuais à nossa visão da realidade, ou seja, o mundo virtual é misturado ao real.

Ainda assim, cabe deixar claro aqui que realidade aumentada é diferente de realidade virtual. Uma vez que realidade virtual independe do mundo real, ou seja, é criado um ambiente digital e virtual. Já a realidade aumentada vai além do virtual, integrando elementos digitais ao mundo real.

Voltando aos projetos de construção civil, é por meio da realidade aumentada que os modelos BIM podem ser melhor entendidos e visualizados.

Em outras palavras, o projeto é otimizado e se torna mais assertivo, já que aspectos como dimensão e compatibilidade são mais facilmente assimilados.

Vantagens de aplicar as terminologias BIM e RA à construção civil

Conseguiu compreender os conceitos de BIM e realidade aumentada até aqui? Agora vamos entender quais são as vantagens de aplicar estas terminologias à construção civil.

Você já deve ter percebido o quanto o mundo é digital nos dias atuais. Tudo envolve o online, o digital, as redes sociais, o imediatismo. Com um clique, um toque que seja, é possível acessar uma enxurrada de informações.

Hoje, precisamos ser ágeis e dinâmicos a fim de potencializar e incrementar os processos, a fim de torná-los mais assertivos.

Tendo em vista essa nova realidade, o BIM e a RA chegam para agregar ainda mais valor à construção civil. Sendo assim, veja a seguir as vantagens do uso dos modelos:

Em projetos: a utilização da realidade aumentada (RA) na modelagem em BIM minimiza os erros de projetos complexos e oferece uma visualização em relação a dimensões, posicionamento, tipos de produtos, entre outros aspectos.

Treinamentos: as metodologias de BIM e realidade aumentada são usadas para qualificar a mão de obra, já que permitem uma idealização do projeto para simulações ou realizar testes.

Canteiro de obras: um projeto de realidade aumentada permite que no canteiro os profissionais da construção civil, desde o engenheiro, o mestre de obras ao pedreiro, possam visualizar todas as camadas do planejamento em várias dimensões. Assim, é possível compreender melhor todo o projeto, o que facilita sua execução e minimiza possíveis erros, além de economizar recursos e tempo.

Experiência do cliente: uma obra visualizada em BIM e realidade aumentada é muito mais interessante na apresentação do projeto ao cliente. A experiência imersiva criada é, sem dúvidas, um perfeito recurso para atrair o cliente e também investidores.

O futuro na construção civil já chegou! O BIM já não é um conceito novo para a área, e é tão importante quanto a própria realidade aumentada, já que são metodologias relevantes e que agregam valor a um projeto, facilitando desde a sua execução, ao gerenciamento da obra e apresentação ao cliente.

Busca soluções para otimizar as atividades do seu projeto?

A Versátil pode te ajudar! Contamos com equipamentos de conta e atendimento personalizado para te auxiliar em todos os processos. Clique aqui e conheça de perto o nosso catálogo.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil